Prefeitura de Linhares cria Departamento Municipal de Políticas Públicas para Mulheres
Um esforço dedicado à valorização e à defesa dos direitos das mulheres. O município de Linhares enriqueceu as importantes ações de cuidado e proteção às mulheres com a criação do Departamento Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão vinculado à secretaria municipal de Assistência Social.
O Departamento assumirá um papel central na elaboração, coordenação e implementação de políticas públicas direcionadas ao universo feminino.
Isso compreende ações para erradicar qualquer forma de discriminação de gênero, fomentando a visibilidade e o progresso econômico e social das mulheres em suas diversas realidades.
Além disso, o Departamento Municipal de Políticas Públicas para Mulheres terá como principal responsabilidade estabelecer parcerias com órgãos públicos, entidades da sociedade civil e empresas privadas para fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres.
“Com diálogo e transparência criamos um departamento para se dedicar às políticas para as mulheres, com estrutura própria, dedicada à articulação e ao fortalecimento de ações voltadas à proteção, à promoção e à autonomia das mulheres.
Com esta conquista, vamos integrar essas ações, garantir mais efetividade e ampliar a rede de proteção. É assim que avançamos: com a escuta, com o diálogo e com a responsabilidade de construir uma Linhares mais justa e segura para todas as mulheres”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Geovana Marinot.
O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, reforçou a necessidade de investir e trabalhar em prol da proteção e valorização das mulheres, assim como o compromisso da gestão com essa causa.
“Me enche de orgulho poder fomentar políticas públicas que priorizem os direitos das mulheres. A criação desse Departamento vem ao encontro dos ideais de uma gestão que busca a igualdade e o respeito.
Com esta importante iniciativa, com certeza, criaremos novos instrumentos de defesa dos direitos das mulheres e atuaremos de forma efetiva no combate a violência de qualquer tipo, e ao preconceito, e também poderemos fomentar o empreendedorismo feminino que é muito forte e presente no nosso município”, enfatizou o prefeito.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), Kessy Bonicenha, destaca que o órgão será de extrema importância para a implementação de políticas de prevenção e atenção às mulheres em situação de violência, entre outras ações fundamentais para assegurar os direitos das mulheres em todo o âmbito do território municipal.
“Quero parabenizar a Prefeitura de Linhares pela iniciativa de criar o Departamento. Isso é fundamental para fortalecer nosso trabalho em defesa dos direitos humanos e das mulheres. Cada passo conta. O Departamento é um recurso valioso para todas as mulheres de Linhares, e sua chegada é muito bem-vinda”, destacou Kessy.