Esporte

“Não temos mais tempo a perder”, diz presidente do Vitória-ES, após definição sobre o início da Série D

Em meados de março a CBF suspendeu o início da Série D do Campeonato Brasileiro 2020, seguindo a orientação dos órgãos de saúde, após o avanço do novo coronavírus (Covid-19). Hoje, quatro meses depois, a entidade emitiu um comunicado oficial confirmando a abertura da competição para o dia 6 de setembro, com os jogos de ida da fase preliminar.

Vitória-ES, um dos representantes do Espírito Santo, deve entrar em campo no dia 19 do mesmo mês, de acordo com informações do presidente do clube, Ademar Rocha.

O dirigente explica que o primeiro passo é iniciar as conversas com as autoridades públicas para traçar o planejamento para a volta aos treinos.

– Recebemos a notícia de que o Vitória deve estrear no dia 19 de setembro. Agora que temos uma programação, vamos nos organizar junto com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Vitória para botar o time para treinar.

+ Vitória planeja pré-temporada de 15 dias em Domingos Martins antes da estreia

O presidente do Vitória prevê que o time tenha que fazer uma pré-temporada de pelo menos 45 dias antes da estreia.

De acordo com o presidente do clube Ademar Rocha, o Alvianil deve estrear no dia 19 de setembro.

O time está parado há 120 dias e precisamos de pelo menos 45 dias para colocarmos os jogadores em forma. A partir de agora vamos fazer os contatos com a Federação de Futebol e a Secretaria de Saúde para definirmos um protocolo para que os atletas possam se apresentar e voltar aos treinamentos. Com essa data definida não temos mais tempo a perder”, afirmou Ademar.

A CBF deve divulgar a nova tabela nos próximos dias. Mas, na publicação original, o Vitória-ES estrearia contra o Goianésia, em Goiás. Também integram o Grupo 5 da Série D o União Rondonópolis-MT, Águia Negra-MS, CRAC-GO, Operário-MT e Goiânia-GO, e do vencedor do confronto da fase preliminar entre Real Noroeste x Aquidauanense.

De acordo com o regulamento, os quatro melhores classificados, de cada chave, avançam para a segunda fase, quando começa o mata-mata. A partir desta fase, a competição é decidida em jogos de ida e volta. Os futuros semifinalistas garantem o acesso para a Série C do Brasileirão em 2021.

No ano passado, em sua primeira participação, o Vitória-ES avançou para a segunda fase após superar um grupo formado por Caldense, Portuguesa-RJ e Sobradinho. No primeiro mata-mata, o Alvianil eliminou o Brasiliense, mas acabou caindo para o Ituano, após um erro de arbitragem.

Fonte: GloboEsporte.com/es.