Governo do Estado apresenta dados do Censo Sorológico Escolar
Os dados epidemiológicos do Censo Sorológico Escolar, definido como uma das estratégias de enfrentamento e monitoramento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), com os trabalhadores da Rede Estadual de Educação foram apresentados, na manhã desta segunda-feira (28), em coletiva on-line realizada pelo gerente de Vigilância da Secretaria da Saúde (Sesa), Orlei Cardoso, e da médica infectologista Cristiana Costa Gomes.
Para o censo sorológico foram convidados todos os trabalhadores da Rede Estadual de Educação, com o objetivo de realizar um mapeamento de 100% dos profissionais e, assim, identificar nesse público os que já foram infectados e que desenvolveram defesas (anticorpos) à Covid-19.
“O Censo não estima, ele identifica. Além de identificar a quantidade de professores e demais trabalhadores da educação da Rede Estadual que tiveram contato com o novo Coronavírus, também auxilia com informações, com dados científicos para elaborar protocolos sanitários, a fim de subsidiar o controle da pandemia”, explicou Orlei Cardoso.
Ao todo, 21.502* profissionais fizeram testes sorológicos pelo método de quimioluminescência, que foram processados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), entre os meses de outubro e dezembro.
Os testes realizados permitiram que o estudo apontasse uma prevalência dos trabalhadores da educação no Estado infectados pela Covid-19 de 6,47%, sendo por regionais de saúde: 6,81% na Regional Metropolitana; 5,60%, na Regional Central; 5,49%, na Regional Norte; e 5,31%, na Regional Sul.