Exclusivo: PDT traça estratégia para lançar candidaturas sem coligações nos principais municípios do Estado em 2020
As pré-candidaturas do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Espírito Santo, às prefeituras e câmaras municipais vêm se fortalecendo e a legenda pretende crescer ainda mais pelo Estado. Hoje, o (PDT) tem como líder principal no Estado, o Deputado Federal Sergio Vidigal.
Analistas políticos afirmam, que o (PDT) “pode-se considerar um dos partidos mais fortes para as eleições de 2020”, isso por que, além de ter em seus quadros deputado Estadual e Federal, o partido conta ainda com oito prefeitos e 72 vereadores no Estado, base suficiente para mexer no tabuleiro eleitoral e conquistar bons resultados.
Presidente estadual do PDT, o deputado federal Sérgio Vidigal, mesmo não confirmando no momento, é apontado pelo mercado politico, como o nome mais forte para disputar a prefeitura da Serra pela sexta vez.
A Serra é hoje considerada a segunda maior vitrine eleitoral do Espirito Santo, quando se leva em consideração o grande número de eleitores, o segundo maior do Estado, ficando atrás apenas de Vila Velha, e pela alta arrecadação do município ficando atrás apenas da capital Vitória.
E foi com base neste cenário que se aproxima, que o líder maior do (PDT) no Espirito Santo, comentou como o partido se prepara para enfrentar os desafios de lançar candidaturas proporcionais (vereadores) sem coligações em 2020.
“Pela primeira vez viveremos um cenário diferente nas eleições de 2020, é que não teremos coligações nas eleições proporcionais e o desafio é um modelo novo, até então ele não existia. E o que nós estamos propondo?
Que o PDT estimule candidatura majoritária para que a gente possa ter na verdade uma facilidade maior de compor uma chapa proporcional, talvez nós tenhamos nessa eleição um maior número de candidatos a prefeitos, exatamente devido a esse novo modelo que não tem mais coligação na proporcional”, comentou.
Sérgio Vidigal ainda destaca a atuação da sigla, que vem trabalhando, além de filiações de lideranças prontas, levar para o PDT lideranças que têm algum tipo de ligação com movimentos sociais, seja pelo trabalho prestado, servidores públicos, profissionais de diversos segmentos, autônomos, entre outros.
“Nós estamos montando um quadro de vereadores e pretensos candidatos majoritários um pouco baseado nesse novo modelo da última eleição de 2018”, disse Vidigal.
Com 31 anos de vida pública e todos eles filiado ao PDT, Vidigal acumula hoje, três décadas de experiência e militância no (PDT), o que para analistas políticos é um capital político que contribuirá muito para os resultados das eleições de 2020.
Além disso, o pedetista ressalta que a legenda está sempre preocupada em manter seus filiados sempre atuando pelas raízes do partido, que são o trabalhismo, a defesa pelos direitos básicos (como saúde e educação), a defesa das minorias (como os negros, os índios, as mulheres, entre outros grupos).
“Então, são bandeiras que o PDT não abre mão e a gente não está filiando por filiar, estamos buscando filiações com pessoas que se identifiquem com as bandeiras do nosso partido”, destacou.
PDT nos Municípios
De Norte a Sul do Estado, os presidentes municipais do PDT fazem um balanço sobre as movimentações para o pleito eleitoral de 2020.
Em Aracruz, o presidente da sigla e ex-vereador, Renato Sobrinho, disse que o diretório está trabalhando na construção da chapa proporcional, “com o pensamento de eleger até três cadeiras para o Legislativo (municipal)”, disse.
Em relação à candidatura de prefeito, o diretório está aguardando o fechamento dos prazos de filiações se encerrarem para se pronunciar.
Na Grande Vitória, conversamos com os presidentes pedetistas em Fundão e Viana, Joilson Nunes (mais conhecido como Pretinho), e José dos Santos (conhecido como Faustão), respectivamente.
Faustão comentou que o partido também trabalha com a sua pré-candidatura ao executivo municipal. E completou: “Vams sair com chapa completa também para vereador”.
No Sul do Estado, o PDT também segue firme. O presidente da sigla em Cachoeiro de Itapemirim, Fabrício do Zumbí, disse que no município os pedetistas terão candidato à prefeitura e também chapa completa para às cadeiras na Câmara Municipal.
“No quinto maior município do ES, o PDT tem uma forte chapa de pré-candidatos a vereador e excelentes nomes para a disputa ao cargo de prefeito”, ponderou.
Naquela ocasião, também ficou decidido que até 4 de abril (prazo final para as filiações de pré-candidatos) o foco será fechar a chapa proporcional e a elaboração dos 12 pontos do plano de governo.
E, após esse período, realizar o lançamento do nome a disputa a majoritária.
Confira a lista de pré-candidatos do PDT Norte e Noroeste
– Linhares: Luiz Durão
– Colatina: em construção
– São Mateus: em construção
– Aracruz: Renato Sobrinho Central e Serrana
– Santa Maria de Jetibá: Arlindo Repke
– Domingos Martins: Fernando Figueiredo
– Afonso Cláudio: em construção
– Santa Teresa: em construção Sul e Caparaó
– Cachoeiro de Itapemirim: Fabrício do Zumbi
– Itapemirim: em construção
– Castelo: em construção
– Marataízes: Tininho
– Apiacá: Marcelo Laurindo
– Alegre: Rodrigo Vargas
– Guaçuí: em construção Metropolitana
– Guarapari: em construção
– Viana: Faustão
– Fundão: Pretinho
– Serra: em construção