Dia Internacional da Enfermagem: profissionais dão exemplo de dedicação
Nesta terça-feira (12) é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e a Secretaria da Saúde (Sesa) homenageia esses profissionais que desempenham a função de zelar pela saúde e integridade, que cuidam e humanizam o tratamento de doentes.
Nos hospitais estaduais são muitas as histórias de profissionais que são verdadeiros exemplos de amor e dedicação à profissão. Muitas dessas histórias vêm de inspirações de pessoas próximas, em especial de familiares, além de mostrar superações em busca do sonho de poder cuidar do próximo.
HEUE: cuidado da avó e superação de dificuldades
“Quando penso em cuidados na Enfermagem, lembro das histórias que a minha avó contava de quando atuava como auxiliar de enfermagem, em 1975. Sempre foi nítido seu amor pela profissão”, afirma Marília Lyra, gerente de Enfermagem do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), sob gestão da Pró-Saúde.
A gerente de Enfermagem ressalta que a união dela com a avó é algo que não consegue explicar e isso a motivou a atuar na área da saúde. “Assim que me formei, o meu sonho era trabalhar na urgência e emergência. São nesses locais que as histórias se multiplicam. Você passa a olhar para as pessoas com mais amor e valorizar ainda mais a vida. Cada paciente atendido, era como se eu escutasse minha avó dizer que os pacientes precisam ter cuidados com carinho”, declara.
Superação define a história da enfermeira Vera Lúcia Alvarenga de Ávila. No hospital, Verinha, como é conhecida pelos colegas, também já atuou como técnica de Enfermagem e sua paixão pela Enfermagem impulsiona todos em sua volta.
“Ter conseguido concluir o curso técnico e a graduação de Enfermagem foi uma vitória muito especial pra mim. Tem uma frase que eu gosto muito que diz: o paciente é um amor de alguém, por isso, eu trato todos com muito carinho, como se eles fizessem parte da minha família”, diz Vera Lúcia.
E por falar em sonhos, Vera também está concretizando o sonho de ver o filho de 22 anos, Jeancarlos Alvarenga de Ávila, cursar a faculdade de Medicina. “Tenho certeza que meu amor pela área da saúde o incentivou na escolha profissional”, afirma.
HIMABA: inspiração dos familiares
No Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, sob gestão do Instituto Gnosis, a técnica de enfermagem Selma Cancelieri trabalha desde o início da inauguração da unidade e hoje atua no Banco de Leite Humano.
Ela nutre uma paixão especial pela profissão. “Meu pai ficou inválido por muitos anos e eu era muito dedicada a ele, que me chamava de ‘minha enfermeira’. Era criança ainda e já me simpatizava com isso, então era uma paixão desde muito nova”, conta.
A família também foi fator importante na decisão da escolha da profissão para a enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Himaba, Kátia Cristina Vieira Silva. “Tenho parentes que já trabalhavam nessa área hospitalar e desde da minha adolescência sentia esse desejo de estar trabalhando com crianças. Meu pai trabalhava no hospital, minhas tias também, eu sentia uma satisfação enorme quando entrava lá, já estava no sangue”, explica.
HEC: trilhando caminhos na profissão
No Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), em Vitória, gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), são muitas as histórias inspiradoras de profissionais que se especializaram em cuidar de pessoas. Prova disso é a história de superação e dedicação da enfermeira Vanessa do Rosário Mendes da Mata.
A profissional foi trilhando uma linda caminhada com a enfermagem. Iniciou como técnica de enfermagem e durante os trabalhos, passou a cursar a faculdade e hoje é supervisora da Educação Permanente do HEC. “Fui me apaixonando e vi que o que eu realmente gostava de fazer era cuidar das pessoas. Essa oportunidade é um desafio, principalmente devido ao momento atual.”.
Vanessa define a enfermagem com uma palavra: gratidão. “Devo tudo o que conquistei à enfermagem”, pontua.
HJSN: o início da profissão e o sonho de trabalhar na unidade
No atual cenário mundial e referência para o atendimento no Estado a casos do novo Coronavírus (Covid-19), o Hospital Dr. Jayme, gerenciado pela Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (Aebes), precisou ser reestruturado para receber o maior número de pacientes diagnosticados e, da mesma forma, as equipes também ganharam reforços.
A técnica em enfermagem recém contratada Luciana Farias revelou que sempre teve o sonho de trabalhar na unidade.
“Do lado de fora do hospital, eu imaginava como seria a quantidade de pacientes atendidos e como eu poderia ser útil na vida das pessoas. Agora, aqui dentro, isso multiplicou. Esse é o meu primeiro emprego e estou encantada com a profissão e o trabalho realizado no hospital”, revela a técnica de enfermagem, Luciana Farias.
“Nós só podemos agradecer, pois em pouquíssimo tempo reestruturamos a unidade para atendimento aos casos de Covid-19 e esses profissionais estavam ali, a postos, prontos para o trabalho. São pessoas especiais que, muitas vezes, estão longe de suas casas e de suas famílias para ser amparo e força na vida dos nossos pacientes”, comenta a diretora assistencial do Hospital Dr. Jayme, Poliana Petersen.
Homenagem aos profissionais
Com a campanha “Vocês Estão Fazendo História”, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) promoverá a homenagem aos profissionais da enfermagem durante todo o mês de maio. A iniciativa visa promover respeito e gratidão ao empenho dos profissionais de Enfermagem, especialmente durante essa fase de combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, para comemorar a data, serão desenvolvidas ações pelos setores para agradecer o empenho e dedicação dos profissionais enfermeiros e técnicos de enfermagem.