Deputado Vandinho Leite propõe mecanismo de segurança em transporte por aplicativo
A Uber Brasil e a SESP assinam no fim deste mês um Termo de Cooperação Técnica, que vai dar mais segurança aos usuários do aplicativo, motoristas e passageiros, através de uma ferramenta para celular. A medida está sendo articulada pelo Deputado Estadual Vandinho Leite e cria uma “chamada qualificada”que pode reduzir significativamente o número de crimes envolvendo transporte de aplicativo.
A plataforma RapdSOS será conectada ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES) para que, em caso de roubo, assalto ou sequestro, forneça imediantamente à policia informações do condutor e do passageiro, além de dados do veículo ( ano, modelo, placa e cor) e geolocalização, em tempo real.
O primeiro passo para concretizar a ação será nessa terça-feira, em solenidade que resulta na assinatura de carta de intenção em que todas as partes se comprometem com a iniciativa. O evento, que reúne autoridades, forças de segurança e profissionais da categoria, integra a programação de comemoração do Dia do Motorista de Aplicativo, com o 15° Fórum Empreendedor e o 2° Fórum do Motoristas de Aplicativo.
O evento acontece até às 22h, na Fucape, com entrada gratuita, e inclui palestras com o SEBRAE/ES e lideranças e mesas sobre a regulação da categoria.
Frente Parlamentar
O Deputado Vandinho Leite, que sempre vê com bons olhos parcerias público-privadas, vem debatendo o tema dede 2019, através da primeira frente parlamentar criada em defesa dos motoristas de aplicativo no Brasil. Uma vez concluída a integração, sempre que um usuário, passageiro ou motorista parceiro da Uber, ligar para a polícia via APP, as forças de segurança terão dados em tempo real da ocorrência.
“Tenho me empenhado nesse tema. Acredito que todos devem se sentir protegidos ao usar serviços de transporte. É fazer a economia girar dando dignidade e segurança, direito básico de todos. Vamos continuar trabalhando juntos para garantir um ambiente mais seguro para todos nós”, disse o deputado.
Atualmente, o Espírito Santo conta com cerca de 20 mil motoristas castrados em plataformas de transporte por aplicativo.