Deputado Erick Musso é reeleito pela terceira vez presidente da Assembleia Legislativa
Por 24 votos a favor, 5 contra e uma ausência do deputado Theodorico Ferraço (DEM), o atual presidente da Assembleia Legislativa do Espirito Santo, Deputado Estadual Erick Musso (Republicanos), foi reeleito para o segundo biênio desta legislatura que tem inicio em fevereiro de 2021. Com isso, Erick segue para seu terceiro mandato consecutivo a frente da Casa de Leis do Parlamento Capixaba.
A reeleição do deputado Erick Musso, com mais de um ano de antecedência, só foi possível graças a uma alteração na Constituição Estadual, por meio de uma Proposta de Emenda á Constituição (PEC), apresentada pela Mesa Diretora, no ultimo dia (19), onde 22 dos 30 deputados, assinaram, concordando com a mudança na lei, permitindo a antecipação da eleição da Presidência e da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Compõem a nova Mesa Diretora para o biênio de 2021-2023
Presidente: Erick Musso (Republicanos)
1º Vice-presidente: Marcelo Santos (PDT)
2º Vice-presidente: Torino Marques (PSL)
1ª Secretário: Adilson Espíndola (PTB)
2ª Secretário: Freitas (PSB)
3ª Secretário: Marcos Garcia (PV)
4ª Janete Sá (PMN)
Com a nova reeleição, houve mudança na composição da Mesa Diretora, os deputados Luciano Machado (PV) e Emílio Mameri (PSDB), foram substituídos na 1ª e 2ª secretaria.
E na 3º e 4º secretarias, foram substituídos Raquel Lessa (Pros) e Alexandre Xambinho (Rede).
Em seu discurso após reeleito presidente da Ales, Erick Musso destacou que o Poder Legislativo manterá o apoio ao Executivo.
“Nós vamos continuar dando estabilização e governabilidade ao Executivo. Quando o interesse público, a estabilização dos Poderes, o bem-estar das pessoas estiver à mesa, as divergências políticas e partidárias serão colocadas de lado”, afirmou.
Musso agradeceu os votos recebidos em sua segunda reeleição. “Um jovem de 32 anos de idade ser presidente da Assembleia Legislativa pela terceira vez é motivo de orgulho para mim. E eu sigo com esse desafio com humildade e projetos. Essa Casa vai liderar um projeto sem vaidades individuais, com o foco no bem-estar dos capixabas”, disse.
Mesmo reeleito com esmagadora maioria de votos, a reeleição da Mesa Diretora, foi duramente criticada pelos deputados Dary Pagung e Sergio Majeski ambos do (PSB), partido do Govenador Renato Casagrande.
Em seu voto o deputado Dary Pagung (PSB), falou. “Para continuar a ditadura nesta Casa de Leis voto não”.
“O que estamos vendo aqui, é um dos dias mais vergonhosos do Legislativo capixaba, eu estaria jogando minha biografia no lixo, se eu votasse sim numa armação tão rasteira e antidemocrática quanto essa, é um dia muito triste para essa Casa”, disse o deputado Sergio Majeski (PSB),
A posse da nova Mesa Diretora, ocorre em 1ª de fevereiro de 2021.