Eventos

Presidente da Findes participa do Rio Construção Summit 2025

O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona, é um dos participantes do Rio Construção Summit 2025, um dos maiores encontros do setor no país. O evento acontece de quarta (24) a sexta (26), no Píer Mauá, Rio de Janeiro, e reúne empresários, autoridades, investidores e especialistas para debater as tendências e desafios da construção no Brasil.

Baraona esteve na mesa-redonda “Federações das Indústrias em Diálogo: A Construção como Estratégia de Desenvolvimento do Brasil”, realizada nesta quarta-feira (24), ao lado do presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), André Luiz Baptista Lins Rocha, e do presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos. 

Com moderação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cibic), Renato Correia, o painel discute como o setor pode impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país com foco em inovação, produtividade, sustentabilidade e novas oportunidades para a indústria.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, entre janeiro e julho deste ano, o setor da construção criou 177,3 mil postos de trabalho no país. Já no Espírito Santo, foram 1,6 mil empregos formais criados.

“O setor de construção atua de forma transversal, perpassando os mais diferentes segmentos. Ele tem a capacidade de potencializar todos os outros setores. Isso porque ele trabalha em conjunto com diversas indústrias, a exemplo da indústria de base, que trabalha com produtos como como aço, cimento e derivados, produtos a base de petróleo, entre muitos outros”, comenta Baraona.

Sobre os desafios que o segmento tem pela frente, o presidente destaca a necessidade da modernização e digitalização do setor, especialmente a desburocratização, harmonização de códigos de obras, adoção do Building Information Modeling (BIM), melhoria da formação profissional e industrialização das obras. “Enfrentar esses desafios e superá-los são fundamentais para acelerar a industrialização do país”, destaca.

Sobre a Rio Construção Summit 2025

Em sua segunda edição, o Rio Construção Summit consolida-se como ponto de encontro para lideranças nacionais e internacionais do setor. Ao longo do evento, serão mais de 100 horas de conteúdo técnico inovador, com destaque para temas como ESG, tecnologia, industrialização da construção e novas metodologias, como BIM e impressão 3D.