Cultura

“Redescobrindo Linhares”: Livro infantojuvenil com ilustrações reconta a magia da cidade das águas

Linhares completou 225 anos no último dia 22 de agosto e ganhou um presente para reconectar gerações de uma linharense apaixonada. A escritora, artista e produtora cultural Bella Nogueira lança neste mês o livro “Redescobrindo Linhares: Uma Viagem no Tempo”, obra infantojuvenil de 152 páginas que, com texto e ilustrações, reconta a história da cidade das águas e instiga pertencimento para as futuras gerações.

O lançamento oficial do trabalho, aberto ao público, acontece no dia 29 de agosto, sexta-feira, a partir das 18 horas, na Serlihges (Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo). Bella é consócia e colaboradora da instituição desde 2023.

Além do livro, estarão à venda produtos como marcadores de páginas e quebra-cabeças, que prometem encantar a criançada. A arrecadação da venda da lojinha será revertida na produção de um audiobook, tornando o livro acessível para pessoas cegas e surdas, com inclusão de legendagem descritiva e Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Também como ação social para o lançamento da obra, a escritora mapeou, em parceria com a Secretaria de Educação de Linhares, todas as escolas fundamentais do município – são 56 instituições. Ela distribuirá gratuitamente duas cópias do livro a cada uma, bem como material didático virtual com o enredo do trabalho, de modo que os professores possam trabalhar o tema em sala de aula.

A publicação, nos formatos virtual e físico, foi realizada pela Editora Pedregulho e conta com ilustrações da renomada designer e artista visual Fernanda Segolin. O projeto é patrocinado da Lei Paulo Gustavo, por intermédio da Secretaria de Cultura de Linhares.

Realidade e ficção

O enredo de “Redescobrindo Linhares: Uma Viagem no Tempo” se ancora na ficção dos contos, para conectar com a juventude, mas mantém fidedignos os fatos, nomes, datas e eventos importantes da história do município. A personagem da obra, uma versão infantil da autora, então com dez anos, narra as aventuras que ela e seu primo Saulo vivenciam em Linhares ao lado do avô, Josias, guardião de um livro mágico chamado “Tempus Machina” – recurso com o qual o trio viaja no tempo.

No desenrolar da história, Bella, Saulo e Josias revisitam e presenciam importantes momentos históricos da cidade, a exemplo da inauguração da Ponte Getúlio Vargas, em 1954, e do ato heroico de Caboclo Bernardo, em 1887.

Ao longo da viagem, personagens como o imperador Dom Pedro II, a pintora Nice Avanza e o compositor do Hino de Linhares, Francisco Correia de Amorim, são retratados com extrema criatividade e carisma, pelos olhos da pequena Bella. Ela que um dia sonha em se tornar historiadora, como sua professora de história, a icônica pesquisadora Maria Lúcia Grossi Corrêa Zunti, autora do “Panorama Histórico de Linhares” – trabalho que serviu de base para a construção do livro.

Sobre a autora

Ultrapassando a marca de 15 anos de carreira no mercado fonográfico, a premiada compositora Bella Nogueira, condecorada com a Comenda Maurício de Oliveira na Assembleia Legislativa do ES, em 2018, estreou na literatura com a publicação do livro de poemas “Antes Que Chegue Maio” (2023), também editado pela Editora Pedregulho. Como produtora cultural, ela assina e dirige, desde 2020, inúmeras produções audiovisuais focadas no acesso das pessoas surdas à música e à cultura.

À frente da Nogueira Produções, Bella tem se destacado em inúmeros segmentos artísticos, dedicando-se ainda, voluntariamente, a políticas públicas relacionadas ao fazer cultural de Linhares: de 2021 a 2023, ocupou a titularidade da cadeira da música no Conselho Municipal de Cultura de Linhares (Comcult).

Nesse período, foi idealizadora da Lei n° 4.165/2023, que institui a Comenda Maria Lúcia Grossi Corrêa Zunti, outorgada anualmente a educadores e fazedores da cultura em Linhares. A honraria carrega um importante ato de retratação histórica para com as mulheres.

Serviço – “Redescobrindo Linhares”

Bella Nogueira lança livro infantojuvenil e reconta a magia da cidade das águas

Título: “Redescobrindo Linhares: Uma Viagem no Tempo”
Quando: lançamento aberto ao público, no dia 29 de agosto, sexta-feira
A partir das 18 horas
Onde: Na Serlihges (Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo), antiga Casa da Câmara – Praça 22 de agosto, Centro, LInhares
152 páginas
Evento: Venda do livro com assinatura de Bella Nogueira e de produtos como marcadores de páginas e quebra-cabeças