Linhares fará Mutirão de Vacinação em todas as Unidades de Saúde no próximo sábado (2)
Quem ainda não conseguiu atualizar o cartão de vacina terá uma nova oportunidade neste sábado, dia 2 de agosto. A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza um grande Mutirão de Vacinação em todas as 32 Unidades de Saúde (US) do município, dos bairros e do interior.
A mobilização acontece das 8h às 13h, e tem como objetivo ampliar o acesso da população às vacinas de rotina e reforçar a imunização contra doenças evitáveis.
A única unidade que não funcionará neste dia é a Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina, que passa por reforma. No entanto, a equipe da USL estará em ação nas imediações do Mercado Municipal, vacinando contra a gripe (influenza) com apoio do ônibus da saúde, que dará suporte logístico à equipe.
Nas demais unidades, estarão disponíveis diversas vacinas, incluindo:
Gripe (Influenza)
Covid-19 (todas as doses disponíveis)
Sarampo
Tétano
Hepatite B
Poliomielite
ACWY (meningite)
DENGUE
HPV
FEBRE AMARELA
VARICELA
PNEUMOCÓCICA 10 valente
A coordenadora de Imunização de Linhares, Ruthleia Gerhardt Vieira, destacou a importância de ações como essa para alcançar pessoas que têm dificuldade de comparecer durante os dias úteis.
“A nossa meta é facilitar o acesso da população e alcançar o maior número possível de pessoas com as vacinas de rotina. Muitas pessoas não conseguem se vacinar durante a semana por conta do trabalho, então esse mutirão é uma chance de ouro para ficar em dia com a caderneta vacinal”, afirmou Ruthleia.
Já o secretário de Saúde de Linhares, Alexandre Marim, reforçou que o município vem investindo em estratégias de ampliação da cobertura vacinal e lembrou que a imunização salva vidas.
“Estamos trabalhando com planejamento e equipes mobilizadas para levar a vacinação a todos os bairros. As vacinas são uma das formas mais eficazes de prevenção e proteção coletiva. Quem estiver com alguma dose atrasada, ou em dúvida, deve procurar a unidade mais próxima”, destacou o secretário.
Além do mutirão, a população pode continuar procurando as salas de imunização durante a semana. Na USL, a vacinação acontece também aos sábados, enquanto nas demais unidades segue de segunda a sexta-feira, conforme o horário de funcionamento de cada local.