Quase 7 mil pessoas em Linhares não precisarão pagar água nos próximos meses

Visando a segurança alimentar de mais de 25 mil estudantes da rede municipal de ensino que estão com as aulas suspensas pelos próximos 30 dias como medida preventiva para conter a disseminação do novo coronavírus, o prefeito de Linhares Guerino Zanon anunciou na manhã desta quarta-feira (25) a distribuição de kits merenda.

No total, serão distribuídos mais de 25 mil (vinte e cinco mil) kits, correspondentes a mais de 300 toneladas de alimentos.

A entrega começa a partir deste fim de semana – sexta-feira, sábado e domingo, na sede e no interior do Município. Cada criança matriculada na rede terá direito a um kit merenda.

No ato da entrega os pais ou responsáveis deverão apresentar o documento de identificação e assinar um protocolo para confirmar que recebeu o kit merenda.

Kit Merenda

O kit merenda é composto, cada um, por 12 itens. São eles: arroz (5kg), 1 lata de leite em pó integral (400g), feijão (1kg), canjiquinha (1kg), fubá (1kg), macarrão (1kg), açúcar (2kg), farinha de mandioca (1kg), óleo (1 lata de 900ml), 1 pacote de biscoito (400g), um pente de ovos com 30 unidades e 1 pacote de linguicinha (500g).

Gripe Influenza

A previsão é que os 23 postos montados em escolas do Município, e no interior, nas unidades de saúde, voltem a receber os idosos para imunização na próxima sexta-feira, dia 27.

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, informa que a campanha de vacinação contra a gripe influenza está suspensa temporariamente.

A medida é necessária em decorrência do estoque ter se esgotado nos dois primeiros dias de vacinação devido à considerável procura pela imunização.

Entre segunda (23) e terça-feira (24) foram vacinados mais de 10 mil idosos a partir dos 60 anos, além de profissionais de saúde, que são considerados grupo prioritário.

A secretaria municipal de Saúde aguarda a reposição de novo estoque a ser distribuído pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Ministério da Saúde para retomar a campanha.

 

Desinfecção de espaços públicos

O produto utilizado é um sanitizante formulado especialmente para higienização e desinfecção de locais e superfícies com potencialidade de contaminação do novo coronavírus, composto por diluição de Hipoclorito 1% (Cloro).

A Prefeitura de Linhares vai intensificar as ações de limpeza e higienização de espaços públicos para combater o avanço do coronavírus. A medida se associa ao conjunto de atividades desenvolvidas pelo Município para impedir o crescimento da contaminação na cidade, que tem um caso confirmado do Covid-19.

O foco das ações de limpeza serão os locais de grande circulação de pessoas, como calçadas e ruas onde estão localizadas praças públicas, unidades de saúde, farmácias, hospitais e escolas.

 

 

 

80 pessoas em situação de rua retornaram à cidade de origem

Pelo número (27) 3372 2099 a população pode solicitar a abordagem social para atender casos de pessoas em situação de rua.

Quase 80 pessoas em situação de rua retornaram à sua cidade de origem desde o dia 16 de março, quando a Secretaria Municipal de Assistência Social de Linhares intensificou os serviços de abordagem para enfrentamento do coronavírus.

Nesta terça-feira (24), mais uma ação foi realizada nas vias e espaços públicos da cidade para orientar as pessoas quanto aos cuidados com a saúde e a importância de se dirigirem à Casa de Acolhida “Peregrino São Francisco de Assis”, principalmente neste período de pandemia.

 

 

Prefeitura de Linhares suspende cobrança da taxa de água para quase 7 mil famílias

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) vai suspender a cobrança da tarifa de água para as famílias do Município vinculadas ao programa Bolsa Família.

Ao todo, 6.738 famílias não vão precisar pagar a conta a partir de abril. A medida tem validade para os meses de março e abril de 2020, ou seja, as contas com vencimento no período de 01/04/2020 a 31/05/2020.

A medida, de acordo com o prefeito, visa diminuir os efeitos econômicos da paralisação das atividades em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Outra medida, é que estão suspensos os cortes de água das famílias que estão em débito com o SAAE. A medida vale para os próximos 60 dias.

UPA 24h do Shell

A Unidade também vai receber os pacientes com suspeitas da doença vindos do interior do Município.

Já começaram os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Shell, a UPA 24 horas.

O local foi transformado emergencialmente numa Unidade Sentinela 24 horas que passa a concentrar os atendimentos das pessoas que estejam com sintomas e suspeitas de infecção pelo coronavírus.

Totalmente equipado, o novo espaço terá um protocolo específico para proporcionar maior agilidade ao atendimento e segurança aos profissionais de saúde em contato com os pacientes.  No local há médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

A determinação para abrir a UPA foi dada pelo prefeito de Linhares Guerino Zanon na tarde do último sábado, dia 15, durante reunião do Comitê de Enfrentamento da doença.

Prefeitura prorroga por mais 30 dias suspensão das aulas em Linhares

A medida entrou em validade no último dia 23, como medida para conter a disseminação do vírus do novo coronavírus, válida para as escolas da rede municipal, Faceli e UAB