Saúde

SINDSAÚDE emite Nota de repúdio contra o prefeito de Linhares

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Espirito Santo, emitiram uma Nota de repúdio com o título, Repúdio a Crueldade, Insensibilidade e Machismo, contra o prefeito de Linhares Bruno Marianelli.

A revolta e manifestação dos profissionais da área da saúde do Estado contra o prefeito de Linhares, se deu, a partir da ação do prefeito, que entrou na justiça para barrar o Projeto de Lei apresentado pelo vereador prof. Antônio Cesar (PV), que tem como proposta a distribuição de absorventes nas escolas municipais de Linhares.

O projeto que foi aprovando pela maioria dos vereadores, entrou na mira do prefeito que entrou na justiça alegando inconstitucionalidade da proposta do parlamentar.

De acordo com o autor da proposta, prof. Antônio Cesar, muitas que não têm condições de adquirir este item de higiene por falta de condições financeiras, chegam a se ausentar das salas de aula durante o período menstrual.

“Isso nos leva a crer que o prefeito tem desprezo por políticas sociais, pois ao agir desta maneira, ignora o dilema vivido por centenas de meninas da cidade e fecha os ouvidos ao clamor vindo dos educadores e educadoras. Mais uma vez, é a Educação sendo colocada em segundo plano”, diz o vereador.

O vereador ressalta que, conforme pronunciado pelos tribunais superiores, é plenamente possível que um parlamentar crie um programa social, que já contempla atribuições de natureza dos órgãos da prefeitura, concretizando a realização de direitos sociais. Inclusive, desde o ano passado está em vigor uma lei federal com matéria semelhante, proposta pelo parlamento e sancionada pelo então Presidente da República.

Projeto tinha como finalidade atender famílias que vivem com até R$ 89,00 por mês

O vereador também considerou o fato de que aproximadamente 5 mil famílias de Linhares vivem com até R$ 89,00 por mês, segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Se a essas famílias faltam condições de adquirir o básico para a sobrevivência, tal como o alimento diário, imagine para suprir outras carências igualmente essenciais? Mais que uma questão de saúde e higiene, a dignidade menstrual é um direito que não podemos mais negligenciar”, completa.  ⠀

Além da disponibilidade de absorventes nas unidades de Ensino Fundamental, o projeto aprovado também prevê a instituição, no calendário oficial do Município, da Semana da Higiene Menstrual nas escolas, visando à promoção de ações de sensibilização. A matéria sugere que tais ações aconteçam, preferencialmente, na última semana do mês de maio.

Veja a Nota na integra

SINDSAUDE/ES REPUDIA ATITUDE CRUEL E INSENSÍVEL DE PREFEITO DE LINHARES

O Sindsaúde/ES torna público o seu mais veemente repúdio ao prefeito de Linhares, Bruno Margotto Marianelli, por sua atitude cruel e desprovida de qualquer sensibilidade ao encaminhar à Justiça processo para barrar a oferta de absorventes nas escolas.

Ao tomar tal atitude, o prefeito finge desconhecer a realidade de muitas estudantes nas escolas públicas, meninas que muitas vezes faltam às aulas para não passar pelo constrangimento de menstruar sem a devida proteção.

A atitude do prefeito tem ainda um ingrediente de crueldade ao querer submeter essas meninas a esse constrangimento e vergonha pública.

A oferta de absorventes é um marco avançado na luta contra a discriminação e o preconceito a mulheres, especialmente às mais pobres. Também é uma forma de combate à evasão escolar, pois esse constante constrangimento pode afastar essas meninas da escola.

Esperamos da Câmara de Vereadores de Linhares ação contundente e firme no combate a tal arbitrariedade, lembrando ao mesmo que esse fornecimento foi aprovado como Lei no Congresso Nacional. É ainda uma forma de proteção a essas meninas em situação de vulnerabilidade social.

Seguimos firmes e confiantes na luta contra o machismo e toda forma de crueldade e toda forma de preconceito contra as mulheres.

INDSAÚDE-ES

Nota Sindicato