Segunda etapa do Ciclo de Formação de Educadores no Parque Cultural Casa do Governador começa neste sábado (20)
A segunda etapa do Ciclo de Formação de Educadores da Escola Viva de Arte (EVA) do Parque Cultural Casa do Governador começa na manhã deste sábado, 20 de setembro. Este é o primeiro dos 19 encontros presenciais e virtuais programados para os meses de setembro e outubro.
Iniciada em maio deste ano, a inciativa é gratuita e aberta a educadores de todo o Espírito Santo e do Brasil, e propõe estimular práticas sensíveis, conectadas à arte, à cultura, ao meio ambiente e à educação.
Nesse primeiro encontro, que será realizado das 9h às 12h deste sábado (20), os temas abordados serão “Escola Viva de Arte (EVA)”, com representantes do Parque Cultural Casa do Governador: o diretor pedagógico Nathan Braga, o diretor curatorial Omar Salomão e o designer gráfico da equipe de Comunicação Leandro Loureiro; e “Escolas em museus e museus-escola”, com Patrícia Marys, coordenadora de educação do Museu de Arte do Rio e integrante da OIE Brasil.
As inscrições podem ser feitas via formulário, no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyJvwLKH6RknS42eozAlAUFGwE_eQe1RnTVfnlPTy92H3loA/viewform. A carga horária total do Ciclo de Formação de Educadores é de 30 horas, com emissão de certificado para participantes com, no mínimo, 75% de presença em cada etapa (presencial e virtual).
Saiba mais sobre o Ciclo
A programação da segunda etapa do Ciclo de Formação de Educadores reúne nomes de destaque no cenário cultural e educacional brasileiro. Entre os convidados estão a filósofa Lílian do Valle, referência na área de educação; além de Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda, duo artístico de Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr. que, trajados em uniformes de segurança, realizam intervenções artísticas em instituições de arte para repensar a invisibilidade a determinados corpos trabalhadores e as relações entre os espaços culturais e seus vigilantes; e Anna Ortega, jornalista cultural e artista visual, atua na Nonada Jornalismo e discute a relação entre instituições culturais e os impactos de políticas de austeridade.
Durante os meses de setembro e outubro, serão realizadas 19 aulas, sendo nove presenciais em setembro e dez virtuais em outubro. As aulas presenciais acontecerão nos dias 20, 23, 25 e 27, das 9h às 12h, e no dia 28, das 10h às 15h, no Parque Cultural Casa do Governador. Já os virtuais acontecem pela plataforma Zoom, nos dias 30 de setembro e 2, 7, 9, 14, 21, 23, 28 e 30 de outubro, das 19h às 20h30. No dia 16, será, excepcionalmente, das 10h às 11h30.
Serviço | Ciclo de Formação de Educadores
O que é: formação para educadores de todo o Espírito Santo e do Brasil
Datas: as aulas presenciais acontecerão nos dias 20, 23, 25 e 27, das 9h às 12h, e dia 28, das 10h às 15h, no Parque Cultural Casa do Governador. Já as virtuais acontecem por meio da plataforma Zoom nos dias 30 de setembro e 2, 7, 9, 14, 21, 23, 28 e 30 de outubro, das 19h às 20h30, e no dia 16, em especial, das 10h às 11h30.
Inscrições gratuitas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyJvwLKH6RknS42eozAlAUFGwE_eQe1RnTVfnlPTy92H3loA/viewform
PROGRAMAÇÃO
Encontros presenciais
Horário: das 9h às 12h
Local: Parque Cultural Casa do Governador
- 20/09 (sábado) – “Escola Viva de Arte (EVA)”, com Nathan Braga, Omar Salomão e Leandro Loureiro; e “Escolas em museus e museus-escola”, com Patrícia Marys.
- 23/09 (terça-feira) – “Diálogos: o Parque, o Palácio Anchieta e a Galeria Homero Massena”, com Mirella Schena, Áurea Lígia e Ivone Carvalho; e “Escolas, espaços do sagrado e instituições culturais: sobrevivendo a catástrofes e políticas de austeridade”, com Anna Ortega.
- 25/09 (quinta-feira) – “Entre o artista e o educador”, com André Vargas; e “Agroecologia e periferias”, com Viviane Rodrigues.
- 27/09 (sábado) – “Dobrando espaços”, com Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr; e “Do som aos sonhos: a festa como artífice das esperanças”, com Anti Ribeiro. No mesmo dia, à tarde, DJ Set com Anti Ribeiro para encerrar o ciclo presencial durante o Parque Aberto.
- 28/09 (domingo) – das 10h às 15h, ação-performance de Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda, durante o Parque Aberto.
Encontros virtuais
Horário: das 19h às 20h30, com exceção do dia 16, que acontece das 10h às 11h30
Local: plataforma Zoom
- 30/09 (terça-feira) – “Recuperar o corpo-mundo”, com Lílian do Valle.
- 02/10 (quinta-feira) – “Educação para as relações étnico-raciais”, com Pam Sousa da Silva.
- 07/10 (terça-feira) – “Ideias contemporâneas para salas de aula modernas”, com Adriana Magro.
- 09/10 (quinta-feira) – “Diálogos experimentais com obras de arte”, com Caio Paixão.
- 14/10 (terça-feira) – “Deficiências, inclusão e acessibilidade”, com Marina Martins.
- 16/10 (quinta-feira) – “Fermentar ideias: diálogos entre arte e comida”, com Joana Quiroga.
- 21/10 (terça-feira) – “Arte, educação e esfera pública”, com Raquel Garbelotti.
- 23/10 (quinta-feira) – “Acessibilidade digital”, com Edson Rufino.
- 28/10 (terça-feira) – “Práticas de educação para emergências climáticas”, com Diana Magalhães.
- 30/10 (quinta-feira) – “Inventários participativos e escutas públicas”, com Gabriela Leandro (Gaia).
Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.
Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 33 obras, sendo 23 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 15h, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.
Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, da Shell, do Itaú e do Banestes por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.