Prefeitura vai realizar 4 mil exames de mamografia neste mês de outubro para zerar fila de espera em Linhares
Para garantir ainda mais o cuidado integral às mulheres, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, criou um plano de ampliação dos serviços de mamografia neste mês de outubro.
O objetivo é zerar a fila de espera para o rastreio por imagem das mamas, já que atualmente 3 mil pacientes aguardam pelo exame.
A meta é realizar 4 mil exames somente ao longo deste mês. Os atendimentos ocorrem nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Linhares, dos bairros e do interior. As mulheres que se enquadram na faixa etária indicada recebem a solicitação médica para realização do exame,que é realizado numa clínica médica conveniada ao Serviço Único de Saúde (SUS).
Quando o resultado do exame indica a necessidade de acompanhamento, a paciente é encaminhada aos serviços de referência. Em Linhares, o atendimento é realizado na Casa Rosa — Núcleo de Referência da Saúde da Mulher, localizada na Avenida Nicola Biancardi, nº 310, bairro Shell.
Além das mamografias, exames preventivos de colo do útero também estão sendo solicitados. A faixa etária prioritária é de mulheres entre 25 e 64 anos.
Vale lembrar que todos os atendimentos são realizados de forma humanizada, com atenção especial às necessidades de cada paciente.
A diretora da Regulação Municipal de Linhares, Kathya Kill, lembra que a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 40 anos, como parte dos cuidados médicos de rotina preconizados pelo Ministério da Saúde.
“Esse é o melhor procedimento para a detecção precoce. Quanto mais cedo o câncer de mama for identificado, maiores são as chances de a paciente necessitar de um tratamento menos invasivo com resultados mais efetivos”, explica.
O secretário municipal de Saúde, Alexandre Marim, explica que o mutirão e ampliação dos exames integra uma mobilização contínua da Secretaria Municipal de Saúde, que tem conseguido reduzir a fila de espera, com base em ações coordenadas, ampliação de ofertas e reorganização dos fluxos assistenciais.
“Nossa meta é realizar 4 mil exames neste mês de outubro, o que representa a união de uma rede de saúde que trabalha de forma articulada, com foco na vida das pessoas. Quando diagnóstico, estrutura e regulação funcionam em conjunto, conseguimos oferecer respostas rápidas e salvar mais vidas”, destaca Alexandre.