Dengue

Prefeitura intensifica orientações para prevenir proliferação do Aedes aegypti em Jaguaré

O verão começa no dia 21 de dezembro e, com ele, muitas famílias aproveitam para viajar ao litoral e curtir as férias. Porém, a Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta que este período favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, exigindo ainda mais atenção e cuidado, principalmente dentro das residências.

No entanto, o mosquito e seus criadouros podem ser encontrados durante todo o ano, exigindo cuidados contínuos para a eliminação de focos de água parada. A fêmea deposita os ovos em bordas de recipientes, e eles podem sobreviver por meses fora da água, eclodindo quando entram em contato com ela em cerca 30 minutos.

Dia D Estadual de Combate à Dengue

No próximo sábado, 06 de dezembro, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, vão estar em frente à Prefeitura panfletando e orientando a população sobre os cuidados que devem ter para que o mosquito não se prolifere com atitudes simples e corriqueiras no interior das residências.

Dados alarmantes

De janeiro a novembro de 2025 Jaguaré registrou 240 casos de dengue e 540 casos de chikungunya. Esses números expressam a preocupação da Secretaria de Saúde em já começar as ações para prevenir uma possível epidemia. A secretária de Saúde Itatiane Lana Carvalho, destacou que é importante que as famílias fiquem atentas aos detalhes.

“No início deste ano nossos agentes de endemias relataram que a maior parte dos focos foram encontrados dentro das residências, em vasilhas de plantas, ralos, piscinas e em bebedouros de animais. Esse tipo de situação nos preocupa ainda mais, por saber que não está sendo feita a verificação correta desses locais”.

População pode colaborar

A secretária ainda afirmou que, em alguns bairros, os moradores têm uma certa resistência em não querer receber os agentes. “Um dos desafios que enfrentamos todos os dias é não conseguir fazer uma boa varredura no quintal e dentro da residência dos moradores, onde esses possíveis focos são encontrados” concluiu Itatiane.

O município reforça a importância de que todos coloquem o lixo para coleta nos horários corretos. Em caso de descarte de entulhos ou materiais que possam acumular água, a população deve solicitar a caçamba estacionária disponibilizada pela empresa Fortaleza, terceirizada pela Prefeitura. O número do Disque Caçamba Estacionária é (27) 99981-4512.