Prefeitura inicia cadastro para doação de mudas de árvores nativas em Jaguaré
A Prefeitura de Jaguaré iniciou nesta segunda-feira, 15, o cadastramento de produtores rurais interessados em restaurar áreas degradadas ou proteger nascentes. O objetivo é a participação no programa Jaguaré +Verde. A iniciativa prevê a doação de mudas de árvores nativas, em parceria com a Reserva Natural Vale. As mudas já se encontram no Viveiro Municipal.
Como solicitar
Organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semma, o programa de doação busca fortalecer a proteção ambiental no município e apoiar agricultores na adequação de suas propriedades à legislação ambiental.
A solicitação das mudas deve ser feita na Semma através de cadastro mediante o atendimento de alguns critérios.
Os interessados devem enviar e-mail para meioambiente@jaguare.es.gov.br ou por mensagem direta para o perfil do Instagram da Secretaria (instagram.com/semmajaguare).
Critérios
Ao se cadastrar para solicitar as mudas, o produtor rural deve apresentar comprovante de residência em Jaguaré, informar o número da Inscrição Estadual de Produtor Rural, a localização da propriedade e comprovar que possui equipe e equipamentos próprios para a realização do plantio. Depois de receber as mudas, o produtor deverá fornecer fotos e informações do plantio e evolução das árvores sempre que solicitado.
Jaguaré +Verde
O objetivo é a restauração da vegetação nativa em áreas impactadas, a promoção da conservação das espécies por meio de doação de mudas nativas e o incentivo a práticas sustentáveis na zona rural.
O projeto é considerado de grande importância para o município, em especial para os produtores rurais, pois, contribui para a recuperação das áreas degradadas, melhora a qualidade do solo e da água, além de preservar a biodiversidade local.