Prefeitura de Colatina leva palestras sobre dengue às escolas do interior
Com o retorno às aulas do segundo semestre, a Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu início a um novo ciclo de palestras educativas sobre a dengue nas escolas da zona rural do município.
A ação integra o Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social da Vigilância Ambiental, e tem como objetivo conscientizar os alunos sobre os perigos da doença e a importância de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
As palestras, conduzidas por técnicas da Vigilância, utilizam vídeos, slides, atividades com desenhos e pintura para tornar o conteúdo mais acessível e dinâmico para os estudantes. Durante as conversas, os alunos aprendem a identificar possíveis criadouros do mosquito, formas de prevenção, além de serem orientados a buscar imediatamente uma unidade de saúde ao surgirem os primeiros sintomas da doença.
As primeiras palestras foram realizadas nas Escolas Municipais de Comunidade Rural de Barra Seca, de Córrego Senador (no dia 29 de julho) e de São João Pequeno (dia 30). Já em agosto, estão previstas apresentações nas escolas Viúva Binda e Nossa Senhora das Graças (dia 05) e São José-Piabas (dia 21).
Além da zona rural, a Semus também prepara o início das ações educativas nas escolas da área urbana, previsto para a segunda quinzena de agosto, conforme o cronograma escolar de cada unidade.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Colatina com a saúde preventiva e com a promoção de um ambiente mais seguro para todos, especialmente para as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.