Cultura

Personalidades de Linhares recebem honraria Comenda Maria Lúcia Zunti da Câmara de Linhares

A noite dessa terça-feira (05/08) emocionou os presentes no Plenário Joaquim Calmon, na Câmara de Linhares. Personalidades que exercem atividades nas áreas da Educação e da Cultura no município foram homenageadas com a entrega da Comenda Maria Lúcia Corrêa Grossi Zunti em Sessão Solene.

A comenda foi criada pelos vereadores Prof. Antônio Cesar e Urbano Dávilla e teve a sanção do Prefeito para criação da Lei Municipal nº 4165/2023. O objetivo da honraria é homenagear, valorizar e reconhecer educadores, fazedores de Cultura e artistas do município de Linhares. Uma de homenagear Maria Lúcia Zunti pelo seu legado na história, educação e cultura de Linhares.

Compuseram a Mesa da Sessão Solene o presidente da Casa Roninho Passos, a primeira secretária vereadora Profa Kelley Bonicenha, segundo secretário vereador Sargento Romanha, o vereador e idealizador da Comenda Prof.

Antônio Cesar, o ex-vereador e também idealizador da Comenda Urbano Dávilla, o presidente da Serlihges (Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo) Reuber da Costa Nascimento, a artista e produtora cultural Bela Nogueira, e o secretário de Cultura Marcelo Rigoni.

Para um dos autores da Comenda, o vereador Prof. Antônio César, esse é “um momento significativo de criação de memória, de história que cada homenageado vai levar consigo ao longo da sua trajetória”, disse. Também completou dizendo que “uma cidade é feita de pessoas, histórias, memórias e essa Comenda materializa todos esses elementos que fazem de Linhares ser o que é”.

Nas palavras de Bela Nogueira, “hoje estamos vivendo um momento histórico por homenagear uma mulher que estava bem à frente do seu tempo, que ensinou e segue ensinando”, disse. Essa é a primeira vez que é concretizada a Sessão Solene após a sanção da Lei, em 2023.

Ela também disse que Educação e Cultura não existem uma sem a outra. “A base de tudo de um povo é a Educação e a sua Cultura. Quando a gente cria, quando passa conhecimento adiante, a gente tá vivendo e deixando um legado. Porque a gente vai embora, mas a nossa marca fica, como exemplo da Maria Lúcia”, completou.

O presidente da Casa, vereador Roninho, o vereador Prof. Antônio Cesar, o ex-vereador Urbano Dávilla e a artista Bela Nogueira entregaram a Comenda ao presidente da Serlihges Reuber da Costa Nascimento. Ele fez uso da tribuna para contar a história de criação da Comenda e de sua homenageada.

Cada vereador indicou uma pessoa para receber a comenda e, no total, a metade foi de nome feminino, conforme dispõe a Lei. A comenda foi concedida em forma de medalha, acompanhada de diploma e inscrita em livro de registo da Casa de Leis, além da entrega de certificado de honra ao mérito.

Ao final da cerimônia, o ex-vereador e idealizador da Comenda Urbano Dávilla também recebeu a honraria pelas mãos do presidente da Casa Roninho Passos, que declarou ser mais um momento histórico para a Câmara de Linhares ao realizar essa cerimônia.

A professora Norma Astrea foi a homenageada do vereador Juarez Donatelli e também fez uso da tribuna para contar sua história e relação com a Maria Lúcia Zunti. Ela foi aluna de Maria Lúcia e, depois, foi colega de profissão em escolas do município e colaborou na produção do livro “Panorama Histórico de Linhares” com as fotografias de Linhares.

Confira abaixo os homenageados de cada vereador:

Adriel Pajé – Angela Maria Nunes

Alysson Reis – Milena Bianchi Perini

Caio Ferraz – Carlos Gil Monteiro da Silva

Evelson Lima – Nivaldo da Cruz Santos

Jaguará da Saúde – Enildo Barcelos Passos Júnior

Johnatan Maravilha – Isabel Christina Cosseti

Juarez Donatelli – Norma Astrea Nunes Grunewald

Juninho Buguiu – Victor Roque Pancieri

Kauan do Salão – Arlene Campos

Pâmela Maia – Sirlâne Aparecida Cupertino

Paulinho do Maracujá – Samuel Roni

Prof. Antônio Cesar – Maju Barcelos Pereira

Kelley Bonicenha – Valeria Vieira dos Santos

Roninho Passos – Zilá Maria Sabaini

Roque Chile – Ana Maria Sousa dos Santos

Sargento Romanha – Judite Apolonia Adame

Yupi Silva – Rosinéia Bergamaschi

Maria Lúcia Corrêa Grossi Zunti

A Comenda Maria Lúcia Corrêa Grossi Zunti é uma homenagem à mulher que lançou, em 1982, o livro sobre a história de Linhares: “Panorama Histórico de Linhares”. Maria Lúcia Corrêa Grossi Zunti era professora, historiadora, poetisa, e sempre esteve atuante no município.

Natural de Mercês, em Minas Gerais, veio para Linhares em 1968 em virtude do trabalho do marido, o engenheiro agrônomo Adauto Corrêa Zunti. Desde então, fez a sua história em Linhares.

Ela foi uma das fundadoras da Serlihges (Seccional Regional de Linhares do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo), colaborou para a criação da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) – a faculdade pública municipal -, recebeu o Título de Cidadão Linhares e a Comenda Caboclo Bernardo pela Câmara Municipal em 1993, além de continuar sua formação acadêmica pelos Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. Era mãe de cinco filhos e avó de 10 netos, quando faleceu em junho de 2022, devido a complicações de um câncer.