Linhares tem estabilidade em casos de dengue e se prepara para período sazonal da doença
Linhares tem apresentado um cenário de estabilidade nos últimos meses de casos notificados da dengue. A cidade registrou 3.727 notificações da doença entre os meses de janeiro e julho deste ano, com 2.117 casos confirmados da doença.
Apesar da quantidade de registros, nenhum óbito foi registrado neste ano e a situação é considerada controlada pelas autoridades de saúde, com números abaixo da média móvel. O monitoramento é feito em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde.
No entanto, mesmo com o cenário de estabilidade, os cuidados devem ser mantidos para o enfrentamento da dengue, em especial nos meses que antecedem o verão e até o final da estação mais quente do ano, considerado o período de maior sazonalidade da doença.
A secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, tem mantido ações constantes no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Entre as medidas adotadas estão os mutirões de limpeza, as visitas domiciliares dos agentes de combate a endemias, a aplicação de larvicida e, quando necessário, o uso do carro fumacê nos bairros com maior incidência.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Linhares, Cleide Pianca, destacou o empenho da equipe e o papel fundamental da população. É sempre importante destacar que, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão dentro dos domicílios.
“Estamos com ações em campo diariamente e reforçamos que o apoio da comunidade é essencial. Evitar água parada, manter caixas d’água fechadas e limpar quintais são atitudes que salvam vidas. Quando há necessidade, utilizamos o carro fumacê de forma estratégica. A situação está sob controle, mas seguimos atentos”, afirmou Cleide.
Ela também reforçou que pessoas com sintomas como febre alta, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas ou cansaço devem procurar a unidade de saúde mais próxima. A vacina da dengue também está disponível nas unidades de Saúde de Linhares, dos bairros e do interior.
“As unidades de saúde estão preparadas para atender pacientes com sintomas de dengue. Se a equipe suspeitar da doença, o teste rápido está disponível e pode ser realizado imediatamente. O diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações”, completou Cleide.
A Secretaria de Saúde reforça que, mesmo com a situação estabilizada, o combate ao mosquito é uma responsabilidade coletiva, e cada morador deve fazer sua parte.
Os bairros com maior número de casos são:
Interlagos – 294
Bebedouro – 174
Aviso – 174
Planalto – 137
BNH – 87
Nova Esperança – 83