Jaguaré atinge nível histórico de alfabetização, destacando-se em Educação, afirma o MEC
A Prefeitura de Jaguaré celebra um marco importante na educação do município. Com a dedicação dos professores, servidores, além do investimento da Gestão Municipal, o município registrou avanço significativo nos resultados da iniciativa de política pública do Governo Federal, “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação – MEC.
A sessão foi realizada para homenagear os professores que trabalham com os alunos desde o início da alfabetização.
Evolução impressiona
De acordo com os dados, Jaguaré saltou de 72,2% de crianças alfabetizadas em 2023 para 80,31% em 2024, superando a meta estabelecida para esse ano. Mais que superar a meta para 2024, o município também ultrapassou a meta projetada para o ano de 2030. Para marcar essa conquista, nesta quarta-feira, 03, os professores alfabetizadores receberam homenagem da Câmara Municipal de Vereadores em Sessão Solene realizada no Parque de Exposições Alfeu Sossai.
O prefeito Marcos Guerra esteve presente ao lado do vice-prefeito Elder Sossai, o presidente da Câmara Municipal, João Vanes, a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Costalonga, o superintendente regional de Educação, Judson Albino Coswosk e o representante da família de Eunice Luiza Moscon Dagostine – que dá nome à medalha entregue aos professores, Rômulo José Dagostine e o convidado especial Luiz Ricardo Pereira de Souza.
O secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, gravou um vídeo que foi exibido no evento em que parabenizou os profissionais da Educação.
Marcos Guerra destacou que não há desenvolvimento nenhum se não houver investimento em educação.
“O desenvolvimento depende de um bom sistema de Educação. Dentro do possível, nós temos investido em melhoras das nossas escolas, reformando, ampliando, climatizando. Também investimos em kit escolar, uniforme para todos os alunos da rede municipal e pagando o piso salarial, com pagamento em dia. Vamos continuar trabalhando, unidos, mantendo as boas parcerias”, afirmou Marcos Guerra.
Homenagens
O evento se constituiu em um momento de reconhecimento e valorização dos profissionais da Educação. Receberam certificado de homenagem da Câmara Municipal, 393 professores de 29 escolas municipais, entre Ceim, Ecorm, Emef e Emeief.
A homenagem aos professores da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental foi marcada com a entrega da “Medalha Professora Eunice Luíza Moscon Dagostini” a seis profissionais de turmas seriadas e multisseriadas.
Turmas seriadas
Alessandra Busato, da turma 2º ano M2 da Emef Orélio Caliman; Jauciana Thomas, da turma 2º ano Integral 1 da Emef Novo Tempo e Dilzieli Thomas, da turma 2º ano M-2 da Emef Cipriano Cocco.
Turmas multisseriadas
Maria Madalena Araújo do 1º/2º ano Matutino da Emef Orélio Caliman; Marilza Castro dos Anjos, da turma 1º ao 5º Matutino da EPM São Sebastião do Zanelato e Fabiane da Silva Pereira, da turma 2º/3º Multi Matutino da Emeief Adenil Massini Quiuqui.