Saúde

Hospital Geral de Linhares realizará mais um mutirão de cirurgias oftalmológicas neste fim de semana

O Hospital Geral de Linhares realizará entre esta sexta-feira (31) e domingo (02) mais um mutirão de cirurgias de blefaroplastia. Ao todo, 90 pacientes passarão pelo centro cirúrgico para o procedimento cirúrgico. A blefaroplastia é uma cirurgia que remove o excesso de pele e gordura da pálpebra superior ou inferior.

Os atendimentos acontecem no centro cirúrgico do HGL e conta com equipes médicas e de enfermagem especializadas numa parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Todos os pacientes estavam na fila da Regulação Municipal e foram avaliados por profissionais médicos das unidades de saúde.

O município de Linhares começou a oferecer cirurgias oftalmológicas aos pacientes em abril deste ano totalizando 3.762 procedimentos. Já foram realizadas 3.154 cirurgias de catarata, 446 cirurgias de pterígio, 135 cirurgias de blefaroplastia e 27 cirurgias de retina. Antes, os pacientes precisavam se deslocar até a cidade de Baixo Guandu para realizar os procedimentos.

O secretário municipal de Saúde, Alexandre Marim, destacou que com esta força-tarefa de cirurgias, a fila de pacientes que estão à espera do serviço diminui.

“O intuito destes mutirões que o HGL faz é justamente acelerar os atendimentos dos pacientes que aguardam ansiosos para realização de algum procedimento cirúrgico. E a gente reforça que estes mutirões não impactam no atendimento de rotina no hospital. Ao longo da semana, nossas cirurgias acontecem normalmente, sem prejuízo para os pacientes que já estão agendados”, lembrou.

Como ter acesso

O objetivo dos mutirões é ampliar o acesso à cirurgia oftalmológica e reduzir o tempo de espera pelo procedimento, e atender os pacientes que já passaram por consultas e exames e estão com a indicação de cirurgia.

Quem ainda não tem diagnóstico deve seguir o fluxo do Sistema Único de Saúde (SUS) para acesso ao serviço: ir até a unidade de saúde mais próxima de sua residência, ser avaliado pelo médico e encaminhado para o especialista.

“Após esta avaliação, se for necessário cirurgia, o paciente será encaminhado para o HGL para realização do procedimento”, detalhou Clézia Martelli, diretora-geral do Hospital Geral de Linhares (HGL).

Saiba mais

A catarata é uma opacidade parcial ou total do cristalino ocular, e a cirurgia consiste na quebra e aspiração desse cristalino opaco utilizando um aparelho com ultrassom e implantação de uma lente intraocular dobrável por meio de uma microincisão realizada na córnea.

O pterígio é o crescimento de um tecido da conjuntiva (tecido que cobre a parte branca do olho) sobre a córnea. Esse tecido cobre a parte branca do olho e cresce sobre a córnea (parte transparente do olho). A cirurgia é feita em centro cirúrgico, com anestesia local.

A blefaroplastia é uma cirurgia realizada para a correção de dermatocálaze, que é o excesso de pele palpebral devido à diminuição das fibras de colágeno que ocorrem com o passar dos anos, causando um aspecto cansado às pálpebras. Em casos onde o excesso de pele ultrapassa a linha de cílios, pode também atrapalhar o campo de visão do paciente.

A cirurgia de retina é um procedimento oftalmológico para tratar problemas na retina, a camada de luz sensível no fundo do olho, que podem levar à perda de visão. As principais indicações incluem o descolamento de retina, retinopatia diabética, buraco macular e membranas epirretinianas.