Notícias

Findes firma parceria com o Governo Federal no programa Acredita no Primeiro Passo

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) assinou a adesão ao programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal, na última sexta-feira (24), em Pedra Azul, Domingos Martins.

A iniciativa tem como objetivo impulsionar a população cadastrada no CadÚnico a melhorar de vida por meio do trabalho, da qualificação profissional e do empreendedorismo.

A assinatura de execução do programa no Estado aconteceu durante a 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, com a presença do ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

A partir da adesão, a FINDES vai atuar na divulgação do programa para suas empresas associadas e para o setor industrial capixaba, reforçando o compromisso da Federação com a geração de oportunidades e o desenvolvimento social no Estado.

Para o presidente da FINDES, Paulo Baraona, a união entre o poder público e setor produtivo é essencial para promover políticas de geração de trabalho e renda. “É um orgulho para FINDES participar do programa. Essa é uma pauta que a CNI e a Federação vêm defendendo há bastante tempo. O programa vai retirar barreiras de acesso, apoiar o trabalhador em sua jornada e estimular o empreendedorismo com responsabilidade”, afirma.

Em sua fala, o presidente destacou, ainda, que uma das prioridades da Federação é fortalecer o ambiente de negócios com mão de obra qualificada. “E o nosso Senai é protagonista em capital humano. Tanto é que nove em cada dez ex-alunos da instituição estão empregados”, complementa.

O ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, também reforçou a importância da parceria. “Neste mandato, a gente quer se aproximar com o setor privado. Por isso, é muito importante a presença da Federação das Indústrias e da indústria”, declarou o ministro.

Um dos diferenciais do Acredita no Primeiro Passo é a possibilidade de que beneficiários de programas sociais possam ser contratados formalmente sem perder o benefício por um período de até 12 meses.

“A parceria com o Governo Federal reforça nosso compromisso com a inclusão produtiva. Queremos que mais capixabas tenham acesso à formação, ao emprego e ao empreendedorismo, construindo caminhos sustentáveis de geração de renda”, concluiu o presidente da FINDES.

Indústria do ES adere ao programa 

A Frisa Frigorífico é uma das indústrias capixabas que aderiu ao programa Acredita no Primeiro Passo,  durante o evento. O diretor administrativo da empresa, Edval Furieri, realizou a assinatura e afirma que a participação reflete o compromisso da empresa com iniciativas que buscam promover o emprego e a inclusão social.

“Acreditamos que é uma maneira de contribuir para fortalecer as comunidades das regiões onde atuamos e construir um futuro mais digno, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho. É um orgulho ser uma das primeiras empresas a aderir ao programa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, que tem como meta oferecer autonomia a pessoas de baixa renda”, afirma Furieri.

Todas as vagas abertas na empresa foram disponibilizadas ao Governo Federal, que ficará responsável pela divulgação aos beneficiários. O próximo passo é a seleção dos candidatos.

Sobre o programa

O Programa Acredita no Primeiro Passo foi criado pelo Governo Federal para ajudar famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico a melhorar de vida através do trabalho e do empreendedorismo.

A iniciativa oferece cursos profissionalizantes, apoio para quem busca emprego e oportunidades para quem quer abrir seu próprio negócio, incluindo acesso a microcrédito com juros baixos e orientação especializada. Podem participar pessoas entre 16 e 65 anos que tenham seus dados atualizados no CadÚnico.

O programa dá atenção especial a mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas, que muitas vezes enfrentam mais dificuldades para conseguir oportunidades.