Educação

Faceli e Educação promovem formação continuada para diretores das escolas municipais

Qualificar gestores que atuam nas unidades de ensino da rede municipal de Linhares, na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade socialmente referenciada. Esse é o objetivo do ciclo formativo de 2025 para os diretores escolares.

A formação para 150 profissionais da educação é uma parceria entre a Faculdade Pública de Linhares (Faceli) e a secretaria municipal de Educação. A aula inaugural da formação aconteceu na noite desta quarta-feira (11) no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Entre os meses de junho e setembro, o processo de formação de gestores escolares será desenvolvido com temáticas relacionadas à gestão escolar, em especial os temas pertinentes ao desenvolvimento das atribuições do cargo no início da gestão.

Os encontros serão desenvolvidos com momentos presenciais e virtuais, além de expositivos dialogados, oficinas, relatos e outras atividades práticas.

A carga horária da formação será de 80 horas e ao final do curso os profissionais receberão um certificado de participação.

Toda a programação visa promover aprofundamentos teórico-metodológicos abrangendo as dimensões pedagógica, administrativa e financeira, enquanto elementos presentes no contexto escolar, além de apresentar os procedimentos administrativos indispensáveis ao cumprimento das atribuições pertinentes à função de gestor escolar.

“A agenda com momentos formativos é extremamente necessária. Aqui, o gestor tem a oportunidade de aprender e compartilhar ações que podem melhorar cada vez mais o bom funcionamento das unidades escolares.

O nosso intuito é prepará-los para atuar de forma preparada e com responsabilidade em cada desafio que surge no desempenho da função”, pontuou a secretária municipal de Educação, Rosinéia Bergmaschi.

“A Faceli assume esse papel de contribuir com a educação básica de qualidade da nossa cidade. E construir a formação continuada para os profissionais da rede municipal é um importante elemento de fortalecimento das práticas de gestão nas unidades de ensino, à medida que proporciona o aprofundamento de estudos e a troca de experiências e conhecimentos sobre a gestão da escola pública e dos processos.

Assim, o profissional assume um papel participativo na busca por uma escola inclusiva, plural e democrática”, acrescentou a diretora presidente da Faceli, Ludmila Alcuri.

“A formação é uma atitude acertada em vários pontos. Qualifica o exercício de uma gestão democrática nas escolas, fortalece o coletivo de diretores e também promove o exercício educativo de uma gestão democrática”, disse a diretora da Escola de Tempo Integral do bairro Palmital Mayara Vetoracci Viana.