Segurança

Expolinhares terá segurança reforçada, 80 câmeras, reconhecimento facial e central de videomonitoramento no Parque de Exposições

Com expectativa de reunir 350 mil pessoas entre os dias 20 e 24 de agosto, no Parque de Exposições, no bairro Interlagos, a Expolinhares 2025 terá um esquema de segurança robusto.  Agentes da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Agentes de Trânsito e seguranças particulares contarão com o auxílio da tecnologia.

Todos que forem curtir a festa que comemora o aniversário da cidade serão identificados digitalmente, com equipamentos de reconhecimento facial, e revistados individualmente na entrada do Parque de Exposições. A medida visa impedir a entrada de armas, vidros, objetos cortantes e substâncias ilícitas, promovendo um ambiente mais seguro para todos.

Além disso, 80 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos, e uma central de monitoramento do evento foi instalada no Parque de Exposições para acompanhamento em tempo real das imagens e interação com as equipes de segurança.

Outra ação, são os agentes de segurança usarão plataformas elevadas de observação posicionadas nos principais pontos, contribuindo para a segurança do público e a rápida resposta a qualquer eventualidade. 

A contabilização do público será realizada por equipamentos de segurança instalados nas entradas e saídas do local do evento. Além disto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Detran-ES atuarão em parceria com o Departamento de Trânsito do Município em ações estratégicas para evitar ocorrências de trânsito.

Equipes de Fiscalização e Posturas do Município também atuarão dentro e fora do Parque de Exposições, para atuar na inibição da presença de ambulantes ilegais.

A distribuição dos agentes de segurança foi planejada com base na estimativa de público que cada dia de show deve atrair, permitindo reforçar a segurança em locais com maior concentração de pessoas. O principal objetivo é prevenir crimes de oportunidade e garantir que munícipes e visitantes aproveitem a programação com tranquilidade.

O sistema de segurança montado vai possibilitar o acompanhamento em tempo real das movimentações, permitindo a resposta rápida das equipes, com reforço em pontos estratégicos e a realização de flagrantes. O sistema de reconhecimento facial também contribuirá para impedir o acesso de criminosos procurados pela Justiça nas áreas com controle de entrada”, explica o secretário municipal de Segurança Pública, Eduardo Costa Negro.