Exclusivo: Entrevista com Renzo Vasconcelos, prefeito de Colatina (ES)
Renzo Vasconcelos, do Partido Social Democrático (PSD), foi eleito prefeito de Colatina nas eleições municipais de 2024, com 39,82% dos votos válidos, superando o então prefeito Guerino Balestrassi (MDB), que obteve 36,56%, marcando uma importante vitória política na região.
Natural de Colatina, Renzo construiu sua carreira política no Legislativo, tendo sido eleito vereador em 2012 pelo PPS e deputado estadual em 2018 pelo Progressistas, com mais de 42 mil votos, ficando entre os mais votados no Espírito Santo para a Assembleia Legislativa (Ales).
Em 2022, disputou uma vaga para deputado federal, obtendo 85.553 votos, a terceira maior votação do estado, mas não foi eleito. Após essa tentativa frustrada, traçou um novo projeto político para 2024, que, embora inicialmente desacreditada pelo mercado político, se mostrou vencedor nas urnas.
Sem experiência em cargos no Executivo, Renzo tem a difícil tarefa, de administrar uma cidade, com cerca de 130 mil habitantes, que enfrenta desafios econômicos e sociais, problemas típicos do interior do Espírito Santo, que demandam uma administração eficiente e articulada para garantir investimentos e melhorias nos serviços públicos.
Para saber como o jovem prefeito colatinense tem enfrentado e resolvido esses desafios, que o Radar Capixaba, entrevistou com exclusividade o prefeito de Colatina Renzo Vsconcelos.
Radar Capixaba: Passados os primeiros seis meses à frente da Prefeitura de Colatina, qual balanço que o senhor faz da sua gestão até agora? Quais foram as principais ações realizadas nesse período?
Prefeito Renzo: O balanço é extremamente positivo. Iniciamos o ano com muito trabalho, planejamento e responsabilidade fiscal. Reforçamos os investimentos em áreas fundamentais como saúde, educação e infraestrutura. Ampliamos a cobertura de atendimentos especializados na saúde, estendemos o horário de atendimento em algumas UBS estratégicas no município, entregamos um novo PA (Pronto Atendimento) mais amplo para atender a grande demanda.
De forma inédita, entregamos uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino, equiparamos o pagamento do piso para os professores, demos início a importantes obras de pavimentação e mantivemos os salários dos servidores rigorosamente em dia. Sem falar que remodelamos uma das principais festas da cidade, o Fenaviola, que repercutiu muito bem aqui na cidade.
Radar Capixaba: Quais foram os principais desafios enfrentados logo no início do mandato? Houve algum problema herdado da gestão anterior que dificultou o início do trabalho?
Prefeito Renzo: Assumimos o município com algumas pendências administrativas, processos que “sumiram”, obras paradas, o que exigiu um esforço imenso da nossa equipe técnica para retomar o ritmo. Também encontramos setores desorganizados e carentes de inovação. Promovemos uma reestruturação interna e modernizamos alguns processos para garantir mais eficiência e transparência.
Radar Capixaba: Existe algum “gargalo” que ainda persiste e que o senhor tem priorizado resolver nos próximos meses? Quais?
Prefeito Renzo: Posso citar a mobilidade urbana como um grande desafio. Temos trabalhado em projetos de reestruturação do trânsito e melhorias na malha viária. Outro gargalo importante é sucateamento da nossa frota da Secretaria de Interior, o que tem dificultado nosso trabalho junto às famílias do campo.
Radar Capixaba: Como tem sido a relação com a Câmara Municipal? O Executivo tem conseguido manter diálogo e apoio para aprovação de projetos importantes para o município?
Prefeito Renzo: A relação com a Câmara é de respeito e muito diálogo. Temos mantido um bom relacionamento institucional, sempre priorizando o interesse coletivo. Os vereadores têm sido parceiros importantes na aprovação de projetos que melhoram a vida das pessoas, e esse alinhamento tem sido essencial para o bom andamento da gestão.
Radar Capixaba: E quanto ao relacionamento com o Governo do Estado e com a Assembleia Legislativa: há alinhamento político ou institucional que esteja beneficiando a cidade? Há projetos em parceria em andamento?
Prefeito Renzo: Mantemos um relacionamento institucional respeitoso. Colatina tem sido contemplada com algumas parcerias, mas acreditamos que o município merece mais atenção por tudo que representa na região.
Radar Capixaba: Hoje o senhor está no cargo de Presidente Estadual do PSD, um partido de expressão nacional. No entanto, atualmente o partido não ocupa espaço no primeiro escalão do Governo do Estado. Essa foi uma escolha estratégica, visando preservar a independência política da sigla, ou houve dificuldades de alinhamento para compor a equipe de governo?
Prefeito Renzo: Como foi falado, temos um diálogo franco e sempre aberto para a construção do Espírito Santo. Nossa prioridade é fortalecer o PSD com coerência e responsabilidade. Acreditamos que é possível contribuir com o Estado mesmo fora da estrutura do governo, mantendo uma postura de equilíbrio, diálogo e foco na população.
Radar Capixaba: Recentemente o (PSD), filiou o ex-governador Paulo Hartung, um dos políticos mais influentes do Estado e um grande quadro nacional. Essa filiação é sinal que o seu partido irá disputar o executivo Estadual ou irá disputar uma das vagas do Senado?
Prefeito Renzo: A filiação do ex-governador Paulo Hartung é de muita valia, uma voz experiente para contribuir na construção do partido. Isso demonstra a força e o prestígio que o PSD vem conquistando no estado. Ainda é cedo para bater o martelo para qualquer disputa, mas, sem dúvida, vamos ter protagonismo nas eleições de 2026.
Radar Capixaba: Ainda falando das eleições de 2026, o senhor como a maior liderança do (PSD) no Estado, já iniciou conversas sobre possíveis alianças para as candidaturas ao governo do estado, senado, presidência? Há alguma posição definida?
Prefeito Renzo: Temos conversado com diversas lideranças regionais. O PSD está aberto ao diálogo, mas com a clareza de que queremos ter protagonismo no projeto para 2026. A definição sobre alianças será tomada no momento certo, sempre com foco no desenvolvimento do nosso Estado.
Radar Capixaba: Quais são os planos do (PSD) para as eleições de 2026, para Assembleia Legislativa e a Câmara Federal?
Prefeito Renzo: O PSD vai apresentar um time forte e competitivo em todo o Espírito Santo. Estamos estruturando diretórios, filiando bons nomes e preparando candidaturas para disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Nosso objetivo é ampliar a representatividade do partido e garantir uma bancada que defenda os interesses do capixaba.
Radar Capixaba: Voltando a falar da sua gestão e olhando para os próximos meses, quais são as metas prioritárias da sua gestão? O que a população pode esperar até o fim do ano?
Prefeito Renzo: Vamos seguir acelerando. Estamos prestes a entregar novas obras em saúde e infraestrutura, ampliar a cobertura de saneamento, modernizar espaços públicos e implantar um novo modelo de gestão digital. Até o fim do ano, a população pode esperar mais serviços, mais qualidade de vida e uma Colatina cada vez mais forte. O trabalho não para!