Esporte

Da Serra para o Mundo: Atleta serrana disputa o Mundial de Bicicross na Dinamarca

A atleta contemplada pelo programa Serra Atleta, Maria Neves Neo Pereira está representando a Serra no Campeonato Mundial de Bicicross, que está sendo realizado na cidade de Copenhague, na Dinamarca.

Com apenas 15 anos, a jovem atleta serrana, que vem se  consolidando como uma das promissoras de sua geração competirá em duas categorias, a Cruiser Girls (13 a 16 anos) e a Girls (15 anos).

O Campeonato Mundial de BMX Racing UCI de 2025 contará com corridas nas categorias Challenge e Masters de 28 a 31 de julho, seguidas pelas corridas do Campeonato (para Elite Masculina, Sub-23 e Júnior e Elite Feminina, Sub-23 e Júnior) nos dias 2 e 3 de agosto. No total, são esperados até 3.500 ciclistas e 7.000 espectadores ao longo da semana.

Moradora do bairro de Jacaraípe, na Serra, Maria Neves tem sua base de treinamento na maior pista de bicicross do Espírito Santo, localizada em Novo Porto Canoa. É nesse circuito desafiador que ela aprimora suas habilidades técnicas e se prepara para enfrentar as melhores do mundo, superando as dificuldades e os altos custos que envolvem um esporte de alto rendimento.

“A importância da participação da atleta em competições internacionais, além de elevar o nome da cidade e do Estado também inspira novas gerações de atletas. Competir em alto nível permite que os atletas aprimorem suas habilidades, ganhem experiência e se desenvolvam tecnicamente”, ressalta o secretário municipal de Turismo, Cultura Esporte e Lazer Anderson Madeira.

Um dos pilares para o sucesso da atleta é o programa Serra Atleta, programa de incentivo da Prefeitura da Serra que tem sido fundamental para viabilizar sua participação em competições de alto nível. O apoio financeiro ajuda a cobrir custos com viagens, equipamentos e inscrições, permitindo que atletas como ela possam focar no que fazem de melhor: competir e trazer resultados.

A trajetória da jovem Maria Neves é um exemplo claro da importância de programas de incentivo para transformar potencial em realidade, gerando orgulho e visibilidade para o município e para o estado.

“Eventos como o mundial são extremamente difíceis, o nível é altíssimo. Mas saber que tenho o apoio da minha cidade e do meu estado me dá ainda mais força para superar cada obstáculo e representar bem a Serra e o Espírito Santo”, destaca a atleta.

Sonho Olímpico 
Com um talento inegável e uma dedicação exemplar, Maria Neves Neo Pereira não planeja parar por aqui. A partir de 2026, a jovem atleta iniciará seu processo de transição para o ciclo olímpico. O objetivo é estar totalmente preparada para brigar por uma vaga nos Jogos Olímpicos em um futuro próximo, levando o nome da Serra e do Brasil para o maior palco do esporte mundial.