Prestação de Contas inédita na Câmara de Linhares reúne autoridades e marca nova era de transparência
Na noite dessa terça-feira (22), a Câmara Municipal de Linhares promoveu uma sessão especial de prestação de contas no auditório da UAB (Universidade Aberta do Brasil), reunindo os 17 vereadores da cidade e diversas autoridades locais.
Durante o evento, foram apresentados os resultados alcançados nos primeiros seis meses da atual legislatura (2025-2028), destacando avanços na produção legislativa, ações de transparência e fiscalização.
Estiveram presentes o vice-prefeito Franco Fiorotti, os secretários de Modernização, João Carlos Spuza Filho, e de Saúde, Alexandre Marin, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 3ª subseção de Linhares, Thiago Pandini, o Tenente-Coronel Fabrício Segatto, Jardel dos Reis do Tiro de Guerra, a Ludmila representando a Faceli, e representantes de associações de bairro.
O presidente da Casa, vereador Roninho Passos, abriu a Sessão agradecendo a presença de todos e reafirmando o compromisso da Câmara de Linhares em “estar se aproximando ainda mais da população, e nós, vereadores, passarmos mais transparência, porque foram vocês que nos escolheram para estarmos aqui representando vocês”, disse.
Cada vereador fez uso da palavra para mostrar o seu trabalho ao longo deste primeiro semestre do ano. Também foram exibidos dois vídeos institucionais que reuniram parte dos trabalhos realizados pelos parlamentares em reuniões na Câmara, com autoridades locais, fiscalizando e atuando no município.
Na oportunidade, foi assinado o termo de intenção de cooperação institucional entre a Câmara de Linhares e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 3ª subseção de Linhares, em que as duas instituições firmam parceria para, dentre outros objetivos, a análise temática e técnica de projetos de lei que tramitem na Casa Legislativa e que envolvam matérias de interesse social relevante.
Produção legislativa
Nos primeiros seis meses de 2025, a Câmara realizou 20 sessões ordinárias, seis audiências públicas e protocolou 127 Projetos de Lei e mais de dois mil requerimentos.
E um ato inédito no município de Linhares, foi criada a Procuradoria da Mulher e da Pessoa com Deficiência, visando fortalecer políticas públicas de inclusão. Também foram instituídas as Comissões Especiais da Juventude e de fiscalização dos recursos da repactuação de Mariana-MG.
Além disso, a Casa tem investido em modernização e transparência com as transmissões ao vivo das reuniões das comissões permanentes. O presidente Roninho Passos enfatizou o compromisso da Câmara em se tornar mais moderna, eficiente e próxima das pessoas.
A Sessão de Prestação de Contas evidenciou o trabalho conjunto entre os vereadores e autoridades municipais em prol do desenvolvimento de Linhares, destacando a importância da transparência, eficiência e participação popular na gestão pública.