Cultura

Linhares avança com obra e Plano Museológico para a Casa da Câmara

A cidade de Linhares está mais próxima de inaugurar um dos equipamentos culturais mais importantes de sua história: o novo Museu Casa da Câmara. Além da obra de modernização do espaço, iniciada em agosto, o processo está sendo acompanhado pelo desenvolvimento do Plano Museológico, um documento para orientar a gestão, a preservação e a democratização do patrimônio cultural.

O trabalho teve início na primeira visita técnica realizada em 2 de agosto e, desde então, segue em paralelo às intervenções físicas. Mais do que um suporte administrativo, o Plano Museológico consolida a função social do museu, garantindo que cada etapa da obra seja acompanhada por princípios como inclusão, acessibilidade, controle social e democratização de saberes.

“Esse é um momento em que informação é ferramenta fundamental. É importante que a população saiba que Linhares está ganhando um museu moderno, acessível e pensado para acolher a diversidade cultural da cidade”, destaca a equipe responsável pelo projeto.

Com previsão de lançamento em novembro, o futuro Museu Casa da Câmara contará com redução de barreiras atitudinais, reserva técnica para preservação de acervos, além de um espaço multiuso inteligente que funcionará como galeria de arte, ambiente para ações de educação museal e oficinas de arte e ofícios.

Também está prevista a criação de um espaço expositivo permanente de artefatos históricos, fortalecendo a memória local, e um calendário de atividades capaz de movimentar a cena cultural e fomentar o turismo na região.

Quem está capitaneando a transformação museológica é a  artista multilinguagens, restauradora, arte-educadora, historiadora e mestre da memória Vania Caus. Com um olhar sensível e uma trajetória dedicada à preservação cultural.

“Queremos que o linharense mergulhe nas lembranças, afetos e reflexões sobre o território, profundamente ligado à construção da identidade de Linhares”, afirma Vania Cáus.

Com o Plano Museológico em andamento e uma programação que já nasce conectada às raízes culturais da cidade, Linhares dá um passo decisivo para estruturar um equipamento cultural sustentável, inovador e acessível, que posiciona a cidade no mapa da cultura e do turismo capixaba.