Eventos

Museu WEG Itinerante permanece em Linhares até quinta-feira (18)

O Museu WEG Itinerante chegou a Linhares na última segunda-feira, 15 de setembro, e segue com visitação gratuita até quinta-feira, dia 18. O projeto promove a integração entre história, ciência e tecnologia por meio de recursos audiovisuais e experiências imersivas.

A mostra apresenta desde os conceitos básicos da física e da energia elétrica até a trajetória empreendedora dos fundadores da WEG — Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus — além do caminho que transformou a empresa em uma multinacional.

A exposição está montada na Faculdade Anhanguera de Linhares, no bairro Araçá, e pode ser visitada nos seguintes horários: das 8h30 às 11h30, das 13h às 17h e das 18h30 às 20h30. A entrada é gratuita. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Linhares.

Com recursos audiovisuais e uma abordagem imersiva, o projeto visa ampliar o conhecimento e fortalecer os laços com as comunidades onde a WEG está presente. A proposta proporciona acesso à ciência, à tecnologia e à história da companhia, oferecendo ao visitante uma experiência única.

“A proposta é unir a tradição do Museu WEG, que já se consolidou como um centro de referência, com uma nova forma de se comunicar, aproximando ainda mais a história e a cultura da empresa, além do conhecimento científico, das comunidades onde temos operações”, afirma Daniel Marteleto Godinho, Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais.

Referência na área museológica e na popularização da ciência, o Museu WEG de Ciência e Tecnologia lançou em 2025 uma nova proposta: além de manter sua exposição permanente em Jaraguá do Sul/SC, que recebe mais de 20 mil visitantes por ano, o museu passou a percorrer o Brasil com o projeto Museu WEG Itinerante.

A ação leva parte da exposição interativa a nove cidades das regiões Sul e Sudeste, onde a companhia mantém unidades fabris.

Diferente de um museu sobre rodas, o caminhão adaptado é utilizado apenas para o transporte da estrutura. Ao chegar às cidades, a exposição é montada em espaços fixos, com infraestrutura para receber escolas, famílias e comunidades locais.

O projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da WEG, realização do Ministério da Cultura e apoio de dois grandes parceiros: o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, responsável pelos aparatos educativos e pela experiência com itinerâncias; e a Aukland Projeto e Produção, responsável pelo desenvolvimento expositivo da mostra.