Expansão da WEG em Linhares vai gerar mais de 250 empregos e fortalecer indústria capixaba
Uma excelente notícia para Linhares e para o fortalecimento econômico de toda a região norte do Espírito Santo. A multinacional WEG, referência global na produção de motores elétricos, anunciou um investimento de R$ 160 milhões na expansão da sua fábrica localizada no distrito industrial de Rio Quartel. A expectativa é que o projeto gere mais de 250 empregos diretos nos próximos anos.
O anúncio foi feito durante uma reunião realizada nesta terça-feira (12), no Palácio da Fonte Grande, em Vitória. O encontro contou com a presença do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço; do prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa; do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Franco Fiorot; além de representantes da empresa.
O projeto de expansão prevê a construção de um novo prédio industrial, cuja operação está prevista para iniciar em 2027, com um plano de crescimento gradual. Nessa etapa, a obra exigirá a contratação imediata de 97 profissionais.
Além da nova estrutura física, o investimento inclui a aquisição de equipamentos de última geração voltados à fabricação de fios, o que demandará a criação de mais 170 vagas de emprego. Os cargos oferecidos serão, em sua maioria, de nível técnico e superior, com destaque para engenharias, especialmente nas áreas elétrica e mecânica.
A WEG pretende verticalizar ainda mais sua produção. Isso significa que a unidade em Linhares passará a fabricar internamente componentes estratégicos, como os fios utilizados nos motores elétricos — reduzindo dependências externas e otimizando a cadeia de produção.
A expectativa é que a nova planta inicie a produção com 140 toneladas de fios por mês em 2027, chegando a 320 toneladas mensais até 2030. Atualmente, a fábrica de Linhares produz cerca de 50 mil motores por dia, destinados ao mercado interno, e os fios utilizados são importados de Santa Catarina.
“A Weg é uma empresa muito verticalizada. E a verticalização para nós aqui no Espírito Santo nos traz flexibilidade. Assim consigo ter respostas rápidas ao mercado dentro daquilo que o mercado exige e eficiência operacional, além de fomentar o desenvolvimento tecnológico dentro do Estado. É um processo diferente, que não temos hoje aqui. Então, é com certeza um desenvolvimento importante. Temos um maquinário de última geração vindo e também vamos gerar mais emprego e renda”, afirmou Eduardo Hummes, gerente geral da planta da WEG em Linhares e Manaus.
O vice-governador Ricardo Ferraço destacou que a iniciativa da WEG está alinhada com a estratégia de verticalização da indústria capixaba, adotada em diversos setores.
“No lugar de importar esse fio pronto e acabado, nós vamos importar a matéria-prima e beneficiar aqui. Isso vai tornando a nossa indústria mais sofisticada. E é assim que queremos ampliar a renda média do capixaba, gerando mais empregos de qualidade”, afirmou Ferraço.
O prefeito Lucas Scaramussa ressaltou a importância da parceria entre poder público e setor privado para impulsionar o desenvolvimento regional. Ele informou ainda que a Prefeitura, em conjunto com o Sistema S, está preparando cursos de qualificação profissional para atender à demanda gerada por projetos como o da WEG.
“A Prefeitura está engajada em atrair investimentos e temos alcançado esse objetivo com a chegada de novos projetos e também com a expansão de outros, como é o caso da WEG. Temos um compromisso assumido com o desenvolvimento econômico e social de Linhares. É um anúncio que nos enche de orgulho. Será uma grande oportunidade para jovens, mulheres e todos moradores de Linhares”, afirmou.
Além da capacitação de mão de obra, a Prefeitura vem investindo em melhorias na mobilidade urbana e na ampliação de serviços essenciais, como educação e saúde. Entre as ações destacadas estão a construção de novas escolas, unidades de saúde e equipamentos públicos que garantam maior eficiência nos serviços prestados à população.
Para o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Franco Fiorot, o investimento reforça a confiança no futuro da cidade e do estado.
“Nossa cidade se firma como um lugar para investir e expandir negócios. Esse investimento importante vai significar mais geração de emprego, renda e desenvolvimento para o nosso polo industrial, entre Bebedouro e Rio Quartel, que serão diretamente beneficiadas e para todo o Espírito Santo”, disse.