Agricultura

Pinheiros desponta entre os principais polos agrícolas do ES

Apesar de jovem, são 61 anos de fundação, Pinheiros, que no passado alçou o título de grande produtor de mandioca e fabricação de farinha, hoje desponta como um dos principais polos agrícolas do Estado do Espírito Santo. Líder na produção de mamão, laranja, milho e soja, ambos em grãos, segundo o Painel Agro do Incaper 2023, a cidade receberá nos dias 28 a 30 de agosto a 3ª edição do Pinheiros AgroShow 2025, celebrando e fortalecendo a força do agro no município.

O evento já se consolidou como um dos maiores do agro capixaba e, há pouco mais de um mês para a feira, os estandes estavam esgotados. A diversificação de culturas e a visão tecnológica e empreendedora dos produtores têm despertado olhares para a cidade que no ranking estadual está entre as maiores receitas do setor de Fruticultura, Silvicultura e Extração Vegetal e Cafeicultura.

O município também ganha destaque em segundo lugar no ranking com o cultivo da borracha (2.019 toneladas produzidas em 1.350 hectares), com suas primeiras seringueiras cultivadas na década de 1980. A pimenta-do-reino rende à cidade a 6ª posição na produção capixaba (5.040 toneladas em 1.400 hectares), demonstrando a diversidade de atividades econômicas existentes.

O agronegócio também é o setor que mais emprega na cidade que tem uma população de 23.915 habitantes, apontam dados do IBGE. Em 2025, conforme Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho/Ministério da Economia (SEPRT/ME), 46,2% dos empregos gerados até maio são oriundos do setor. 

Tecnologia de ponta

O potencial do município é evidenciado pelo seu avanço na tecnologia agrícola. Pinheiros tem atraído empresas de ponta do agronegócio, oferecendo soluções inovadoras, desde irrigação e maquinário agrícola até adubos e tecnologia de ponta, impulsionando o crescimento econômico.

Já estão na cidade empresas como Pivominas, Lipetral, KS Irrigações, Rural Urb Energia e Irrigação, Maqnelson Irrigação, Coffee & Papaya, Nova Rede Indústria de Embalagens e Hidrofert Irrigação. Uma nova fábrica, a Sais Brasil – Indústria de Fertilizantes, também está se instalando na rodovia Pinheiros x Montanha.

“Nesta edição da feira aumentamos o número de expositores e ampliamos o leque com novos segmentos de mercado, como fertilizante orgânico, consultorias, sistema de gestão empresarial, secadores, drones, imobiliária, segurança em propriedades e multinacional do setor alimentício. A previsão é movimentar R$ 400 milhões em negócios na economia”, ressalta Abdias Júnior, vice-presidente do Sindicato Rural de Pinheiros.

Além disso, Pinheiros é o município mais irrigado do Espírito Santo e tornou-se sede do Polo de Agricultura Irrigada do Norte Capixaba. A utilização combinada de pivô central e irrigação por gotejamento automatizado, com fertirrigação, evidencia uma abordagem sustentável na gestão da água.

“Com uma produção agrícola diversificada, forte receita e uma visão empreendedora, Pinheiros demonstra que o futuro do agronegócio capixaba passa por inovação, sustentabilidade e vontade de empreender. A cidade não só mantém sua tradição agrícola, mas também se posiciona como um verdadeiro polo de inovação”, concluiu o vice-presidente.

Além das mais de 60 empresas expositoras, nomes como Camila Telles, uma das principais vozes na defesa do agro no Brasil, produtora rural, eleita pela Forbes Brasil como uma das 100 mulheres mais influentes no Agro brasileiro, e Bruno Dupin, entusiasta em tecnologia, com larga experiência em multinacionais e fundador de startups, estarão presentes na programação técnica da feira.

Pinheiros AgroShow 2025 acontece, mais uma vez, no Gira Sol Country Club. O evento é realizado pelo Sindicato Rural de Pinheiros, com patrocínio do Sicoob, Banco do Nordeste, KS Irrigações, LC Comércio Agrícola, Robusta Coffee, Jisa Agrícola e Banestes, com apoio da Prefeitura de Pinheiros, Faes/Senar, Sebrae. A organização é da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios.