Linhares: cerca de 58 mil usuários serão beneficiadas com isenção de cobrança de taxa de água e iluminação pública

A Prefeitura de Linhares isentou famílias de todo o Município do pagamento da conta de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae). As tarifas são válidas para as famílias que consomem até 10 metros cúbicos por mês. Isto representa cerca de 49% do total de ligações de água da autarquia.

A iniciativa têm validade de 90 dias e devem beneficiar mais de 18 mil usuários durante a pandemia de coronavírus no município de Linhares.

Outra iniciativa por parte da prefeitura foi a isenção no pagamento da taxa de iluminação pública, por faixa de consumo, por conta da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi realizado durante mais uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Doença liderado pelo prefeito Guerino Zanon. O projeto de lei que foi anunciado pelo prefeito da cidade foi anunciado no último dia (1/4), foi encaminhado e aprovado, na última quinta-feira (2/4), pela Câmara de Vereadores Municipal de Linhares.

A taxa de iluminação publica é cobrada mensalmente na conta de luz da população. A medida, que vai impactar cerca de 40 mil consumidores, valerá pelos próximos três meses, ou seja, 90 dias.

As faixas de consumo que estarão isentas do pagamento da taxa são:

Baixa renda: 101 até acima 181 – 3,6 mil residências;

Residencial: 101 a 300kw – 26 mil residências;

Demais classes, como comércio e serviços, até 150 kw de consumo. As residências com consumo entre 0 e 100Kw já são isentas da taxa.

“Essas medidas adotadas pela administração municipal, é importante pois garante que famílias de menor renda possam ficar mais tranquilas. São medidas para proteger a população mais vulnerável de Linhares durante a pandemia do coronavírus”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

“Os cortes de água foram suspensos temporariamente. Precisamos garantir que as pessoas tenham acesso à água, promovendo saúde e prevenindo o contágio”, reforça o diretor do Saae, Waldiney Siqueira. Ele acrescenta que, no entanto, o uso consciente da água também é fundamental, afim de evitar o desabastecimento.