Cross Training, a nova sensação das academias

O Cross Training é uma atividade cada vez mais difundida e apreciada em academias de fitness. Ele permite que aqueles que desejam aumentar rapidamente a sua condição física geral através de diferentes exercícios realizados em um tempo determinado. Os atletas o usam especialmente para continuar a reduzir seus pontos fracos e se prepararem para suportar as fases mais intensas do treinamento.

Nesta entrevista, o empresário e personal trainer, Leonardo Lopez, proprietário da academia Cross Hero, a pioneira na modalidade de Croos Training de Linhares, fala um pouco sobre essa nova modalidade que esta lotando as academias.

Radar Capixaba: O que é Cross Training, e qual é a diferença para o Cross Fit?

Leonardo Lopes:Ambos têm seus diferenciais, podemos considerar todos como uma modalidade física, cada qual com suas particularidades. As duas modalidades já existem há bastante tempo, mas só começou a ganhar evidencia a pouco tempo, quanto começou a aparecer e hoje se espalhou por academias de todo o Brasil.

O Cross Training, tem dois diferenciais que considero muito importantes, o primeiro é o fato de ter um preço mais acessível contribuindo pelo sucesso e acesso para todos os bolsos. Segundo, o Cross Training é uma modalidade muito mais enérgica.

Radar Capixaba: Quais são as principais características do Cross Training?

Leonardo Lopes:O Cross Training e baseado no desempenho do atleta. Seus exercícios são baseados movimentos amplos e diferentes de uma academia normal, que exerce movimentos fechados e específicos para cada parte do corpo.

O que não acontece no caso Cross Training, que trabalha com exercícios que vai movimentar todo o corpo, contribuinte para o fortalecimento de toda musculatura corporal.

Radar Capixaba: Quem pode praticar esse este tipo de atividade física?

Leonardo Lopes:Não necessariamente todo mundo. Por serem movimentos amplos você trabalha e exige muito do corpo. Por isso não é recomendado para pessoas com lesões de ombro, mãos, pés, joelhos, quadris etc.

Qualquer coisa que vai te limitar a estar fazendo a prática do esporte, já é uma indicação para não praticar o Cross Tranining, pois se o aluno não for bem avaliado e bem orientado, pode causar um agravamento da lesão.

Quando chega alguém na academia para se inscrever nas aulas de Cross Training, eu aconselho primeiramente a pessoa buscar orientação e fazer uma avaliação com um médico ortopedista especializada, antes de iniciar as atividades.

Com isso ele irá se adaptar melhor e poderemos modificar alguns exercícios praticados, Fazendo com que o mesmo seja concluído com resultado esperado e menor tempo.

Radar Capixaba: Mulheres grávidas podem fazer o Cross Training?

Leonardo Lopes:O acompanhamento médico e sempre primordial. Portanto no início da gestação é recomendado que a aluna de uma pausa e procure orientação medica, e só volte aos treinos com o aval médico.

Esse cuidado se aplica em casos de gravidez ou qualquer problema que exija cuidados médicos. Caso a aluna ou aluno não seja completamente proibido de pratica o Cross Training, podemos fazer algumas adaptações no treinamento para não causar nem um prejuízo a saúde e bem estar do aluno(a).

Radar Capixaba: Como podemos diferenciar o Cross Training da musculação?

Leonardo Lopes:As diferenças são enormes, a começar pela musculação. Quando vamos à academia, observamos um ambiente individualista, onde cada um acaba fazendo o que quer, sem ter um profissional adequado para dar qualquer tipo de orientação. A não ser para quem paga um personal trainer.

A musculação também tem como aspecto de treino, exercitar músculos isolados do corpo, impossibilitando o desenvolvimento do mesmo de uma forma igualitária.

Já o Cross Training tem como base o auxílio, afinal o aluno estará lidando com exercícios complexos que irão trabalhar toda estrutura musculatura corporal. Por isso se faz, necessário acompanhamento para o resultado atender a expectativas do praticante, sem que com isso ele corra o risco de adquirir alguma lesão.

Radar Capixaba: Qual dica você daria para quem quer começar a praticar o Cross Training?

Leonardo Lopes:Eu sempre falo para meus alunos que vem fazer uma aula experimental, para eles virem preparados para conhecerem algo novo. E quando eles decidem praticar essa nova modalidade de esporte, falo que para eles se dedicarem, falo eles vão conhecer um universo que você entra odiando, por que no inicio o aluno sente que os treinos são muito puxados, mas no final ele acaba se apaixonando.

Nós sabemos o quanto e difícil para pessoas saírem da zona de conforto. Na realidade tudo que deixa a gente em conforto, nós nunca vamos querer fazer o oposto, então temos que lutar contra essa vontade do corpo e da mente de querer ficar no mesmo lugar.

Não tem nada melhor e nem mais prazeroso do que você encarar seus medos e enfrentar os desafios, superar limites e é por isso que nós estamos aqui, finalizou.

Cinco boas razões para praticar o Cross Training

DURAÇÃO DAS SESSÕES

As sessões são muito curtas, ideais para as pessoas que possuem pouco tempo a dedicar-se ao esporte. Treinando cerca de 30 minutos 3 vezes por semana, há melhorias do sistema cardiorrespiratório, na força muscular, perda de massa gordurosa e boa manutenção e até mesmo um aumento de massa muscular.

EFICIÊNCIA E PROGRESSO CONSTATADOS

Se você é um esportista iniciante ou regular, todas as qualidades físicas são solicitadas durante uma semana típica de cross training, o que permite a cada um de progredir.

Por exemplo, um corredor não vai progredir do ponto de vista cárdico (ele também não vai regredir!) mas poderá melhora sua força, velocidade, explosão… qualidades que ele não solicita habitualmente.

EXERCÍCIOS VARIADOS E LÚDICOS

O objetivo geral do cross training é tornar-se o mais completo possível, ou seja, ter um corpo equilibrado entre a força e a resistência. Cada sessão proposta é construída de um modo diferente para evitar a rotina. Assim, você mantém a vontade e o prazer de se exercitar ao máximo!

DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS:

  • Resistência cardiovascular e respiratória
  • Resistência muscular
  • Força
  • Flexibilidade
  • Velocidade
  • Agilidade
  • Coordenação
  • Equilíbrio
  • Ganho de tônus e desenho muscula

O CROSS TRAINING NECESSITA POUCO MATERIAL

Para fazer cross training, não há necessidade em material pesados ou de vários equipamentos de ginástica.

  • Os movimentos de impulso, como as flexões podem ser feitos através do Push Up Gain
  • Os puxamentos ou trações exigirão simplesmente uma barra de tração
  • Os exercícios de prancha utilizarão um Domyos Strap Training
  • Para os chamados movimentos funcionais, você deve escolher o Kettle Bell, as Medecine ball ou mesmo colete com peso para aumentar a dificuldade.

Deixe um comentário