Cai número de contaminações por coronavírus no Brasil

O número de contaminados pelo coronavírus em uma mesma semana no Brasil diminuiu consideravelmente, segundo dados do Ministério da Saúde. O movimento de queda, que começou tímido, ganhou força nos últimos sete dias.

Esta é a primeira vez que isso acontece desde o começo da pandemia. O vírus chinês foi confirmado em território nacional na semana de número nove, com um paciente diagnosticado dia 26 de fevereiro e, outro, três dias depois. Nas semanas seguintes, os registros da doença foram se multiplicando de modo exponencial até que, em 4 de julho, no fechamento da 27ª semana do ano, foram registrados 263.337 novos casos da COVID19.

Na 28ª semana, que terminou dia 11 de julho, a contagem mostrava uma estabilidade técnica. Com 262.846 novos registros, a queda havia sido pequena – de apenas 491 casos.

Contudo, a 29ª semana – última completa até o momento – apresentou números bem mais animadores. Os novos casos de covid-19 não passaram de 235.010, de acordo com os registros oficiais. A redução nas novas contaminações, portanto, chegou a 27.836.

Se a tendência se confirmar, o Brasil pode estar caminhando em direção à chamada imunidade de rebanho e, consequentemente, ao fim do pesadelo chamado coronavírus.